quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Poluição na Vala real vista pelo Jornal das Caldas

Avaria mata peixes em São Martinho

Agosto 5th, 2009 · Sem Comentários

descarga.jpgA alegada paragem de uma bomba na estação elevatória de São Martinho do Porto causou a morte de centenas de peixes, entre os quais vários exemplares de meixão, uma espécie protegida, robalos e tainhas.
“Houve um problema na bomba da central de bombagem que dá acesso à estação elevatória”, revelou José Vinagre, vereador da Protecção Civil na Câmara de Alcobaça.
O decréscimo do caudal provocou a paragem da bomba que, segundo o autarca, “fez com que os efluentes descarregassem directamente para o rio durante cerca de duas horas”.
O responsável pela Protecção Civil considera, no entanto, que “esta poderá não ser a única causa para a morte dos peixes”, que está a ser investigada pelas autoridades.
O vereador sustentou que não há qualquer perigo para a Baía de São Martinho do Porto e praias envolventes.
Os populares chegaram a pensar que se tratava de uma descarga da ETAR de São Martinho do Porto, mas contactada a empresa Águas do Oeste, revelou que a estação está a descarregar normalmente os efluentes tratados para alto mar pelo exutor submarino.
“Temos as máquinas a trabalhar normalmente. Não foi detectada qualquer anomalia”, revelou uma fonte da empresa.
O comandante dos Bombeiros de São Martinho do Porto, Joaquim Clérigo, revelou, por outro lado, que “a empresa Águas do Oeste informou a Câmara, mas a autarquia não actuou imediatamente”.
A empresa Águas do Oeste trata apenas os esgotos em alta, ou seja, apenas quando chegam à ETAR, pelo que todo o percurso até à estação de tratamento é da responsabilidade da edilidade.
Quanto a consequências para a Baía de São Martinho do Porto, só durante os próximos dias se poderá saber. Foi feita uma recolha de água pela Polícia Marítima. Funcionários da autarquia de Alcobaça removeram os peixes mortos.
Os militares do Serviço SEPNA da GNR das Caldas da Rainha também fizeram um auto de ocorrência desta situação, que vai ser transmitida à Administração das Regiões Hidrográficas (ARH).

Carlos Barroso

2 comentários:

  1. Parecem enguias a dar desculpas à comunicação social.

    Umas vezes é caudal a menos, outras é caudal a mais, outras, faltas de luz, outras foi uma rata que entalou o rabo na bommba, etc etc.

    Então e no cais em frente ão tunel directo à baia
    que é rara a semana que o imissário não esteja a descarregar.

    Os Senhores politicos ainda não se aperceberam que o Zé Povinho não anda de olhos tapados e os entende bem.
    Politicos e não politicos somos todos do mesmo planeta.

    Assumam a responsabilidae das obras mal feitas ou incompletas, desfaçam os erros em vez de se andarem constantemente a desculparem com desculpas ingénuas.

    Se a J. F. S.Martinho do porto não pactua-se com a C.M.A. de Alcobaça se calhar estes problemas graves para o Turismo, Comércio e para o Bom nome de São Martinho andá-se um pouco melhor.

    Por estes motivos e não só e que temos de mudar para o concelho de Caldas da Rainha de certeza que esta Vila éra tratada com o carinho que merece, e não votada ao abandono.

    A.C.sec.XXI

    ResponderEliminar
  2. Posso não ser perita em estações elevatórias, mas é de senso comum que certas máquinas (neste caso uma determinada 'bomba') que trabalham horas e horas devam ter um sistema alternativo em caso de avaria, especialmente quando a sua avaria resulta num verdadeiro atentado ao ambiente. Situações destas acontecem mais vezes do que o aceitável e devem ser denunciadas. Se não for pelos peixes e outros organismos afectados que seja pela qualidade da água na baía, que felizmente ainda recebe muitos banhistas todos os anos.

    ResponderEliminar