sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Artigo do DIário de Leiria de 11 Agosto 09


Movimento quer S. Martinho do Porto integrado nas Caldas
Um movimento de cidadãos residentes em S. Martinho do Porto, Alcobaça, está a desenvolver algumas iniciativas com vista a uma eventual integração daquela vila no concelho de Calda das Rainha.
Este movimento começou a ‘luta’ há 12 anos, com a recolha de 3. 500 assinaturas para a organização do processo com vista à passagem da vila para o concelho caldense, mas acabaram por desistir da ideia, alegando falta de apoio da então Junta de Freguesia. “Como passaram 12 anos e as coisas não melhoraram em S. Martinho do Porto decidimos reactivar o movimento para lutarmos pela mudança de concelho”, explicou António Costa, líder do movimento reactivado há poucas semanas.
Segundo o responsável, a “insatisfação generalizada” de residentes na vila, pela falta de investimento na zona balnear nas áreas da construção e nos transportes públicos, são as razões que levaram o movimento a retomar a actividade e avançar com novas iniciativas, entre as quais a circulação de um abaixo-assinado para recolha de assinaturas.
“Este será o primeiro passo que iremos dar e irão realizar-se outras que serão reveladas nos próximos meses”, acrescenta António Costa, principal promotor do movimento independente cujo único objectivo é “lutar pelo bem-estar das pessoas de S. Martinho do Porto”.
Caso ocorra a mudança para o concelho vizinho, o líder do movimento considera que a vila irá beneficiar, não só pela proximidade, mas por ficar “mais bem servida” de uma rede de transportes públicos e “melhorias” nas áreas da educação, comércio, lazer e cultura. “As Caldas são o destino natural de quem vive e reside em São Martinho. Por seu lado, Alcobaça só está ligado a S. Martinho com o objectivo de retirar mais-valias. Infelizmente, nesta terra só se fazem obras de fachada, para ‘inglês ver’”, defende o líder do movimento.
Gonçalves Sapinho, presidente da Câmara de Alcobaça, afirma que nos últimos 12 anos “não houve nenhum ‘cristão’ que tivesse levantado aquilo tipo de barbaridades”, e que “em 500 anos não foram feitas obras em S. Martinho que sejam equiparadas às realizadas nos últimos 12 anos”.
O autarca lembra que foi este executivo que “resolveu o problema do desassoreamento da baía”, que “colocou S. Martinho no mapa” e adjudicou a construção de uma ciclovia entre Alfeizerão e a vila balnear. “Enquanto a autarquia das Caldas constrói tanques, a de Alcobaça faz piscinas”, lembra Gonçalves Sapinho, realçando que os residentes em S. Martinho não devem querer que a vila tenha “tratamento similar” aos que moram em Salir do Porto, concelho de Caldas da Rainha.
O presidente da Junta de Freguesia de S. Martinho do Porto, Manuel Pereira, considera não fazer “qualquer sentido” a passagem da vila para o concelho vizinho, pelo facto dessa mudança “não trazer benefícios” para a zona balnear.

Mário Pinto

1 comentário:

  1. Surpreende-me a falta de respeito e consideração, que o presidente da Câmara de Alcobaça Gonçalves Sapinho tem para com os habitantes de S. Martinho,(às suas palavras e demagogia nós já estamos habituados), mas muito me surpreende principalmente para com os habitantes de Salir do Porto e como os seus colegas autarcas da Câmara Municipal de Caldas,com os adjectivos dados à obra feita, nas afirmações dadas para este Diário, são palavras de desespero que e valem pelo que valem!!! Respeitante ao presidente da Junta de freguesia de S. Martinho compreende-se o seu comentário dado que não saberá nem poderá dizer mais nada! Tenho pena deste Diário não ter pedido a opinião do "Líder da oposição", essa sim gostaria de conhecer!!!! Estou convicto que hoje teria outra opinião. Dado que poderia perder o seu espaço em próximas listas.
    José Louro da Costa

    ResponderEliminar