sexta-feira, 14 de agosto de 2009

A Gazeta das Caldas com as noticias do nosso Movimento

Movimento reclama passagem de S. Martinho para concelho das Caldas



Foi pela “passividade do Município de Alcobaça para com esta freguesia”, que surgiram recentemente na Internet ecos de um movimento que defende que a freguesia de S. Martinho do Porto passe a ser integrada no concelho das Caldas.

Em saomartinhoparacaldas.blogspot.com dá-se a conhecer um movimento cuja intenção já não é nova, mas estava adormecida há alguns anos. O movimento reaparece agora por culpa “do poder político instalado no nosso actual concelho de Alcobaça” e que luta por uma mudança que, afirmam os mentores, “não tem fins político-partidários e é independente”. O objectivo, defendem, é só um - o bem-estar das pessoas de São Martinho do Porto.

“São Martinho sempre esteve virado para Caldas”, garantem, apontando como provas a rede de transportes públicos e a rede viária, as escolas, o comércio, o lazer a cultura e o trabalho. “As Caldas são o destino natural de quem vive e reside em São Martinho. Por seu lado, Alcobaça só está ligado a São Martinho com o objectivo de retirar mais-valias. São as receitas que os preocupam; não é a terra nem os seus habitantes!”. Receitas cujo produto, acusam os autores do espaço virtual, “não teve retorno para São Martinho”.

A descaracterização da vila é uma das principais acusações feita pelo movimento. “Destrói-se o que está bem, não se faz manutenção, nunca se investe em infra-estruturas básicas essenciais em qualquer sociedade e o que é preciso é fazer prédios com elevada volumetria sem respeito pela terra e pelas pessoas”, apontam.

Já entre as razões pelas quais reclamam esta mudança de concelho, a lista é extensa e dela destacam-se a falta de estacionamento, tanto para autocarros como para viaturas ligeiras, de passeios e de acessos para barcos à baía, de áreas de lazer, ligação da praia à variante rodoviária, de uma rede de esgotos que acompanhe o crescimento, a ausência de preservação do património inventariado no Plano Director Municipal, como o Hotel do Parque e os poços árabes que ali existem.

A ciclovia que liga a vila a Alfeizerão é também criticada neste blog. Mas a maior falha apontada é o Centro de Saúde, cujas instalações – que eram provisórias há vários anos – foram encerradas no passado mês de Junho, tendo os serviços sido transferidos para a Extensão de Saúde de Alfeizerão. “Só temos edifício de Junta de Freguesia porque o herdámos; só temos instalações para forças policiais porque as herdámos, não temos Centro de Saúde, porque não o herdámos!”, afirmam.

São Martinho foi sede de concelho até Outubro de 1855, numa altura em que uma profunda reforma do mapa administrativo do país levou à extinção de muitos dos mais de 800 concelhos existentes. A vila seria, então, anexada ao concelho de Alcobaça.

Entre 1895 e 1898 a freguesia de S. Martinho passa para o concelho das Caldas, tendo o mesmo acontecido com Alfeizerão e Famalicão. As duas primeiras localidades voltaram, então, para o concelho de Alcobaça e a última faz parte do concelho da Nazaré.

Joana Fialho

2 comentários:

  1. Só para contrariar...

    As Caldas tem muitas freguesias e não é por causa das piscinas de Salir, que vemos Salir do Porto evoluir, ou até mesmo a Foz do Arelho, que se debate há anos com a despoluição da Lagoa e a erosão do mar e as grandes dificulades de progresso. As infra-estruturas como escolas ou centros de dia são inferiores à nossa.

    Que tal ao invés de solicitarmos a ida para as Caldas não vamos para a Nazaré, o nº de Freguesias é menor e a sua evolução em todas as áreas essenciais, como a aposta na educação, no desporto, na cultura ou até mesmo na pesca e turismo são superiores.

    ResponderEliminar
  2. E que tal passarmos a pertencer a Óbidos? Com uma ligação por mar contornando o concelho das Caldas (já houve uns iluminados com esta idéia fenomenal noutra ocasião de organização territorial...)

    ResponderEliminar