terça-feira, 25 de agosto de 2009

COMUNICADO À POPULAÇÃO DE SÃO MARTINHO DISTRIBUIDO NO DIA DO ABRAÇO Á BAÍA

À População de São Martinho do Porto

De novo, um grupo de cidadãos de diferentes inclinações políticas, uns naturais e residentes e outros apenas residentes, reúne-se e recria este Movimento com o objectivo de atribuir à nossa Terra um destino diferente, mais prometedor e risonho.
Assim, o grupo envidará diligências no sentido de chamar à atenção para se recuperar e manter o património natural e paisagístico — tão mal tratado nas últimas décadas. Este Movimento pretende ainda ”dar mais vida” à Vila, pugnando por um progresso sustentado, apetrechando a Terra com infra-estruturas que, efectivamente, coloquem São Martinho do Porto no mapa. Mas, sublinhe-se em todas as Estações do ano.
Como está, é triste dizê-lo, está mesmo mal. Metade de Julho, o mês de Agosto e metade de Setembro, o que é?! Queremos vida própria na Vila durante todo o ano!
À nossa volta vamos assistindo ao desenvolvimento de outros Concelhos e Freguesias.
Por cá pouco ou nada vemos. E os poucos que vemos têm muito de destruição que, em alguns casos, é irrecuperável. O que herdámos da Mãe Natureza e o que os nossos antepassados, humildemente, preservaram e criaram ao longo de gerações, vai sendo deitado abaixo em nome de qualquer coisa que, em boa verdade, queremos desconhecer e não aprovamos.
Por isso amigos e caros cidadãos, é altura de dizer basta. É altura de discutirmos um Plano para São Martinho e de lutar por ele.
É mesmo por isso que, cansados da interioridade que a Câmara Municipal de Alcobaça nos ”impinge”, pretendemos nova sorte, outro destino. Pendurados em Alcobaça, que não se desenvolve nem deixa desenvolver, não vamos a lado nenhum.
Pretendemos o regresso ao Concelho das Caldas da Rainha. Sim, o regresso! Dizemos regresso, porque já lá estivemos.
É bom lembrar. Durante 336 anos (1518 a 1854) fomos Sede de Concelho. Mas os rios de Alfeizerão e de Tornada, com o transporte permanente de areias e lixos, asfixiaram a Baía.
Algumas dragagens foram efectuadas. Mas pouco resolveram. O desvio do caudal daqueles rios aponta para a solução ideal.
Assim, com o progressivo assoreamento da Baía e o aparecimento do caminho de ferro, o porto, com largo historial, entra em acentuado declínio. A importância da Vila cai.
Em 24 de Outubro de 1855 o Concelho é extinto passando para o Concelho de Alcobaça. Contudo, no ano de 1895, a Vila de São Martinho é integrada no Concelho das Caldas da Rainha, onde permaneceu apenas até 1898, voltando ao Concelho anterior, a que ainda hoje pertence.

É assim que referimos e defendemos: O regresso ao Concelho das Caldas da Rainha!

Para acompanhar e participar com o Movimento consulte o nosso blogue:

http://saomartinhoparacaldas.blogspot.com

Mensagens para o email: saomartinhoparacaldas@gmail.com

São Martinho do Porto, Agosto de 2009
O Movimento São Martinho para Caldas

3 comentários:

  1. ESTIMADOS AMIGOS

    Numa boa hora abraçamos esta iniciativa, passados ainda não 48 horas, podemos registar com satisfação que são inúmeras as mensagens recebidas por correio electrónico e pessoalmente, a dar-nos força e a oferecerem-se para colaborar com este movimento.

    Podem confiar neste MOVIMENTO! Não vamos desistir, temos consciência que irá ser um trabalho longo, mas prometemos que não nos vamos amedrontar com as dificuldades!

    VIVA SÂO MARTINHO!!

    ResponderEliminar
  2. Em relação a este movimento só tenho uma consideração a fazer, se for para não desistirem a meio do percurso,

    ONDE TENHO DE ASSINAR

    ResponderEliminar
  3. Estimado apoiante do Movimento São Martinho para Caldas

    Agradecemos o seu apoio, pedimos para se manter atento através do nosso Blog, se possível que se registe como seguidor.
    Pode estar certo que este movimento irá fazer tudo o que que esteja ao nosso alcance para que Caldas seja o nosso Concelho.
    Amizade
    JL

    ResponderEliminar