sexta-feira, 10 de setembro de 2010

EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA sobre a Gruta de Salir do Porto no Centro Cultural e Recreativo de Salir do Porto

Setembro 9th, 2010 1 Comment

Reduzir tamanho de letra Aumentar tamanho de letra Imprimir Enviar por email
Gruta de SalirAté final de Setembro, decorre no CENTRO RECREATIVO E CULTURAL DE SALIR DO PORTO uma Exposição Fotográfica sofre esta autêntica maravilha da Natureza.
As visitas poderão ser feitas todos os dias da semana das 13: 00 horas às 23:00 h
A gruta de Salir do Porto é considerado tanto pelos entendidos como pelos “leigos” que a visitaram, como uma das grutas mais bonitas de Portugal a nível de formações: Estalactites, Estalagmites, Rebentos de Soja, Dentes de Tubarão, Excêntricas, Couve-flor, Cara de Bacalhau, Coro netos, e outros…mas, nada melhor de que visitar a nossa exposição e…“Comprovar com os vossos olhos, aquilo que as palavras dificilmente podem descrever”
A organização desta EXPOSIÇÃO é do ADN- Amigos da Natureza das Caldas da Rainha* e conta com o Apoio da CAMARA MUNICIPAL DAS CALDAS DA RAINHA e a colaboração do Centro Cultural e Recreativo de Salir do Porto e da Junta de Freguesia de Salir do Porto * Departamento Técnico da Escola de TAEKWON-DO/TAO CHUNG SIN-DO das Caldas da Rainha.
…um pouco sobre SALIR DO PORTO
Noticiar esta Exposição e não escrever um pouco sobre a freguesia de SALIR DO PORTO, seria quase um “crime” para esta terra e para as suas simpáticas gentes…
SALIR DO PORTO é sede de Freguesia e faz parte do concelho das Caldas da Rainha e faz extrema com S. Martinho do Porto (concelho de Alcobaça).
Partilha com S. Martinho do Porto, a ”Aberta” conhecida como “Concha de S. Martinho do Porto…” e apesar de não ser tão conhecida como esta, não deixa de ter uma identidade muito própria, devido às muitas diversas particularidades que tornam SALIR DO PORTO um local único…
Como esquecer a paisagem e a extraordinária “caixa de ar” que rodeia SALIR DO PORTO e que faz com que todos os que nos visitam, vão maravilhados com a sua pequena Praia e com os ademais locais propícios à prática de Desportos de Aventura, tais: Rappel, Escalada, Espeleologia e outros afins…
Não acredita!? Vejamos: A “Praia do Rio” que em tempos atrás foi navegável; a Duna de Areia maior da Europa, com mais de 100 metros de altura por 200…de comprimento; “Pocinha” que, segundo testemunhos dos mais antigos, a sua água possui diversos efeitos benéficos para a saúde; as antigas ruínas da Capitania e do ANTIGO PORTO DE MAR, as ruínas da ANTIGA CAPELA no alto do promontório, onde ainda não à muitos anos, se faziam romarias religiosas, com o fim de pedir a “protecção Divina” para as suas gentes que trabalhavam no Mar…; a “Praia dos Seixos” e as suas Falésias junto á “aberta” com locais extraordinários para a Prática de Escalada e Rappel; AS PEGADAS DOS DINOSSAUROS, e o Ex-libris desta terra; a GRUTA DE SALIR DO PORTO e outros.
Servida por boas estradas, a destacar a A8, esta simpática localidade, distante de São Martinho do Porto (02k), Caldas da Rainha (12 Km),Foz do Arelho (10 k), Leiria capital de distrito (50k), Nazaré (15k), Alcobaça (Benedita (15) (12k), Rio Maior (35k), Santarém (60k), e Lisboa (80), Salir do Porto tem a particularidade de ser uma pequena localidade onde todos os visitantes que preferem umas férias descansadas fora da azafama dos grandes centros, à paz e tranquilidade; não deixando no entanto por isso quase de tudo um pouco, a destacar; Alojamentos Rurais, Piscina, Discoteca, Snack-Bares, Restaurantes, Cafés, Clube Recreativo, Internet, Caixa Multibanco e Telefone Público.
Com tudo “isto”, só posso dizer mais! Venha de por um dos muitos motivos conhecer SALIR DO PORTO e não se arrependerá.
Nota BREVE: A gruta de Salir poderá ser visitada de forma limitada… por adultos e jovens a partir dos 10 anos de idade em Regime e Exploração e Aventura. Para mais informações, contactar: 913 538 427 ADN- Amigos da Natureza* Técnicas de Manobras em Cabo e Resgate
(M. António Eusébio)

Sem comentários:

Enviar um comentário