terça-feira, 14 de setembro de 2010

COMEMORAÇÃO DO DIA MUNDIAL DO MAR


PROGRAMA:
9h30: Recepção dos participantes
9h45: Sessão de Abertura
- Presidente da Direcção do Clube Náutico
- IPTM
- Presidente da CMA
- SET

10h30: Os projectos para o Porto de São Martinho do Porto e campos de Alfeizerão.
- As opções dos técnicos e dos políticos.
- Professor Carlos Moura Martins.

11h15: Coffee Break

11h30: Desenvolvimento Económico e Social – A Pesca e o Turismo Náutico (perspectiva histórica)
- Professor Eduardo Gonçalves Rodrigues

13h00: Almoço

13h30: Regata

APOIOS
PATROCÍNIOS
ENQUADRAMENTO

O Dia Mundial do Mar, criado pelo Conselho de Administração da Organização Marítima Internacional (IMO), foi comemorado pela primeira vez a 17 de Março de 1978, durante a Convenção da Organização Marítima Consultiva Intergovernamental (IMCO), repetindo-se todos os anos.

Actualmente, a comemoração decorre na última semana de Setembro, cabendo a cada Governo determinar o dia exacto em que é celebrado. Esta data é destinada a chamar a atenção para a importância da navegação segura, da segurança marítima e do ambiente marinho e para enfatizar o trabalho da Organização Marítima Internacional.

O Dia Mundial do Mar de 2010 será a 23 de Setembro, subordinado ao tema "Ano do Marítimo", decorrendo as celebrações desde o dia 18 até 30 de Setembro.

No Programa Geral anunciado pelo Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos, IPTM, constam diversos eventos, destacando-se uma “Sessão Comemorativa” e uma “Jornada Temática” em Paço de Arcos no dia 23, uma outra em Almada, entre os dias 20 e 24, bem como, um “Congresso” no Seixal entre os dias 23 e 25 e mais uma “Jor-nada Temática” no dia 30 de Setembro em Penafiel.

15h00: 1º Painel - Planeamento e desenvolvimento das infra-estruturas portuárias.
- Turismo do Oeste (a confirmar).
- Associação de Portos e Marinas de Recreio (a confirmar)
- IPTM (a confirmar)

16h00: 2º Painel - Programas e Políticas para o desenvolvimento de São Martinho do Porto e da Região Oeste.
- Deputados dos partidos com assento parlamentar

17h15: Coffee Break

17h30: Hypercluster do Mar
- Professor Ernâni Lopes

18h30: Sessão de encerramento
- Presidente da Mesa da Assembleia-geral do Clube Náutico
- Presidente da JFSMP
- Presidente da ARH – Tejo (a confirmar)
- SEDAM (a confirmar)

19h00: Entrega de prémios da Regata
- Entrada livre sujeita a inscrição prévia, limitada a 250 pessoas:
- Clube Náutico de São Martinho do Porto

Tel.: 262980290
http://www.cnsmp.org/

 
A RAZÃO DE SER
A comemoração do Dia Mundial do Mar em São Martinho do Porto pretende inserir-se no programa nacional de comemorações promovidas pelo IPTM.

Neste contexto pretende aliar-se uma abordagem do Mar, do Marítimo que desde tem-pos antigos se dedicou à Pesca, hoje em pequena escala, mas que teve e continua a ter um peso significativo no contexto social e económico da população de São Martinho do Porto, a uma visão do Mar, da Baía e das Actividades Náuticas, como uma vertente do desenvolvimento turístico da Região Oeste, que cada vez mais poderá abrir portas para o futuro.

Alcobaça perdeu o Porto de Paredes da Vitória mas soube ao longo da história reco-nhecer a importância do Porto de São Martinho, o qual, face aos desafios e potenciali-dades que o Mar nos coloca e nos oferece, necessita da requalificação das infra estru-turas portuários, da criação de ancoradouros cómodos, funcionais e com a segurança que estas actividades exigem, aliados a serviços de apoio.

Isto, para além de cumprir a sua função, permitiria libertar o espelho de água para o desfrutar em pleno, desenvolver actividades recreativas e desportivas, que a par de outros equipamentos que naturalmente surgirão nas freguesias de Alfeizerão e São Martinho do Porto, irá garantir a sustentabilidade de toda esta zona, contrariando uma sazonalidade, cada vez mais encurtada no tempo.



COMEMORAÇÃO DO
DIA MUNDIAL DO MAR

SÃO MARTINHO DO PORTO
“DO MARÍTIMO DE ANTIGAMENTE
AO MARÍTIMO DOS NOSSOS DIAS”


18 de Setembro de 2010
Iniciativa integrada no programa do IPTM



A criação de empregos directos e indirectos pelo surgimento de actividades e empre-sas relacionadas com estas actividade, o suporte que constituirá para o turismo, substi-tuindo-se à construção como pilar do desenvolvimento sustentável desta região, e motor da qualificação de São Martinho do Porto.

Permitirá divulgar uma estratégia de desenvolvimento económico e turístico da Vila, do Concelho e da Região relacionado com a aposta nas actividades relacionadas com o Mar.

A presença de individualidades, membros do governo, deputados, autarcas, responsá-veis políticos e dirigentes de será uma oportunidade ímpar para firmar um compromisso com uma estratégia de desenvolvimento intimamente ligada ao Mar.

OBJECTIVOS

A Comemoração do Dia Mundial do Mar em São Martinho do Porto pelo Clube Náutico pretende mostrar a sua capacidade para realizações diversificadas relacionadas com o Mar, para além dos tradicionais eventos, apresentar-se como parceiro, capaz de assu-mir a gestão do Porto, de liderar projectos de formação ao longo do ano com as Esco-las e organizar eventos desportivos a nível nacional e internacional.
Comprometer todas as entidades, Governo, Autarquias, Organismos da Administração Pública, sectores de actividade e população em geral, com um único objectivo – PORTO DE PESCA / PORTO DE RECREIO – com o desenvolvimento de São Martinho do Porto.

1 comentário:

  1. É com alegria que se vê a realização de um evento destes na nossa terra. Dou, portanto, os meus Parabéns ao Clube Naútico, que centralizou a atenção sobre um tema maior em que assenta o nosso desenvolvimento: o Mar.
    São interessantes as comunicações previstas, com destaque para as exposições dos historiadores anunciados, que nos ajudam a conhecer a realidade desta temática em São Martinho e os seus problemas estruturais. É também importante que se tragam as mais diversas autoridades com responsabilidade nesta matéria para, como dizem, as "comprometer".
    No entanto, não posso deixar de referir que este evento deveria contar, também e sobretudo, com os que vivem do mar em São Martinho: contem-lhes como eram antigamente os problemas, que projectos têm para o futuro; ao mesmo tempo, escutem as dificuldades deles no mar, os problemas com que se batem. Este apelo, seria extensível também aos que usam as embarcações de recreio e praticam vários desportos naúticos em São Martinho.
    Parece, ainda, irónico ler que Alcobaça "soube ao longo da história reconhecer a importância do Porto de São Martinho" se tivermos em conta para a realidade com que nos deparamos todos os dias. Oxalá as boas soluções, a serem discutidas, venham a ter consequências.

    António Carlos Costa

    ResponderEliminar