domingo, 18 de outubro de 2009

UNIVERSIDADE OESTE NORTE

"Está em fase embrionaria o desenvolvimento da ideia de constituição da universidade Oeste Norte. Que teria sede administrativa em Alcobaça e sede social na Lourinhã, na casa do Oeste, e polos na Lourinhã, Caldas da Rainha, Benedita , Pataias e Nazaré."
Notícia publicada no Jornal das Caldas de 14 outubro 09

O Movimento São Martinho para Caldas, constata uma vez mais o desprezo que esta Terra continua a ser votada pela C.M.A. e demais instituições com responsabilidade no progresso e desnvolvimento regional.
Os responsaveis por este projecto, parecem desconhecer ou querer ignorar, o papel importantissimo que São Martinho do Porto, teve no plano educacional e cultural na região, desde o final do século XIX.
Em São Martinho do Porto, continua a existir o edificio do colégio José Bento da Silva, em muito bom estado de conservação, por onde passaram, importantes personalidades deste País, e que oferece excelentes condições para um polo universitário. Não respeitando o testamento do doador é hoje ocupado pela Junta de Freguesia.

7 comentários:

  1. Como ja havia referido no sapinho gelásio:
    "ja está em marcha o Polo de S. Martinho do Porto.... será o de verão!!!"
    A ideia está ainda em fase embrionária, mas será uma iniciativa a realizar nos meses de verão, e a ser apresentada á futura Junta/Assembleia de freguesia de S. Martinho do Porto.
    Será um projecto ligado essencialemnte ás Artes/História/Arquitectura, tendo já sido efectuados pontualmente alguns contactos com professores universitários que efectuaram palestras e seminários temáticos.
    M.Pedro

    ResponderEliminar
  2. É assustadora a falta de capacidade crítica, o falar daquilo que não se sabe, a tendência para a maledicência.

    Então uma (má notícia) que fala de uma "ideia embrionária" que não diz quem é o pai, que não cita a fonte é logo interpretada por quem pelos vistos não sabe ler e dá mostras da grande ignorância, como o “despreso (desprezo) com que esta terra continua a ser votada pela CMA".

    E depois arvoram-se em defensores de São Martinho e até querem levar SM para Caldas.

    Só para verem a vossa ignorância vão ler um comentário de um vosso igual feito no jornal das Caldas onde saiu essa jóia de notícia de sarjeta, sem fonte, e por isso boato.

    Um punhado de tontos com Paulo Bernardino à cabeça tem uma ideia de M......, o jornal publica a ideia sem pai e os comentaristas da ignorância acorrem a mandar palpites...

    Pobre país este de analfabetos... Seria de rir se não fosse tão grave.

    Eduardo Esgaio

    ResponderEliminar
  3. "Um País de dez milhões de doutores e analfabetos" - Aquilino Ribeiro. Tinha razão.

    É confrangedora a ausência de capacidade de análise, a resvalar para a falta de educação e respeito pelos outros, mesmo não os conhecendo.

    Muito nos admira a critica pela critica, sem qualquer fundamento, principalmente por parte de quem não conhece, não quer conhecer, não vive, não sente os problemas de São Martinho do Porto.

    Nós só queremos voltar a usufruir das mesmas ferramentas que tiveram os nossos antepassados: um pólo de ensino marcante na história da nossa região, como fora o Colégio José Bento da Silva.

    Somos defensores, por direito próprio, da nossa terra! Da forma como melhor entendermos (isto é democracia)!

    Não compreendemos, por isso, o mal-estar provocado pela defesa dos interesses da nossa terra.

    O valor e a importância das notícias depende de quem as escreve, as publica, as lê e sabe (ou não) interpretar!

    A ignorância e a loucura são realidades que servem as ditaduras! O Movimento é intrinsecamente democrático, composto por todas as tendências políticas, todos os níveis culturais e sociais. Na totalidade, por cidadãos honestos e educados!

    O Movimento

    P.S.-(desprezo)- Muito obrigado pela correcção ortográfica, nada que não tivesse sido detectado atempadamente. Simplesmente a palavra não foi corrigida no texto final.

    ResponderEliminar
  4. Responda à questão:

    O que tem a CMA a ver com a notícia?
    Quem é o pai da ideia embrionária?

    E fazem-se logo comentários como o que fizeram com base numa notícia que nem é notícia?

    É apenas isto que está em causa, mais nada...

    É evidente que o próprio jornal precisava de ter um jornalista na redacção para não fazer notícias daquelas ou para citar as fontes que utilizou, para não acontecerem comentários como este e como os outros que constam do jornal.

    Mais. O jornal fez a falsa notícia com base numa carta que o seu autor e pai da ideia (Paulo Bernardino) mandou para os jornais.

    Perguntará qual é o meu problema: eu respondo.
    Falta de massa crítica, opinião sem qualquer fundamento, falar por falar, etc.
    E olhe que não tenho nada a ver com o PSD, nem com a CMA nem com a Junta de Freguesia, mas apenas gosto de estar em São Martinho sempre que posso.

    ResponderEliminar
  5. Fazem bem São Martinho para Caldas, não há fumo sem fogo é preciso é marcar posição, eles estão habituados a fazer o que lhes apetece, nós a ver-mos. Por isso era-mos pindericos!!!

    ResponderEliminar
  6. Sr Ernesto, com o maior respeito, o seu ultimo comentário no seu blog, significa "agora" uma maior preocupação que não teve no caso de uma candidata da lista concorrente.... ou uma aproximação ao sr Clerigo!!!!!
    Sinceramente, a sua forma de fazer politica só merece um comentário:
    "Sem comentários..."

    ResponderEliminar
  7. São Martinho do Porto teria todo o interesse em acolher um pólo universitário. A nossa terra terra tinha uma tradição de ensino ao mais alto nível, já no século XIX, através do Colégio José Bento da Silva. A importância da instituição era de tal ordem que, em 1889, o czar da Rússia Alexandre III, então de visita a Portugal, passou por São Martinho e deixou a sua assinatuar no Livro de Honra do Colégio José Bento da Silva. Daí saíram individuos que se destacaram nas mais diversas áreas, alguns dos quais tiveram importantes cargos de estado, como seja o de ministro. O Colégio tem todas as condições para acolher um polo universitário.
    O doador deixou bem claro, em testamento, os propósitos do edifício que legava à comunidade são martinhense:o ensino e a cultura. Pena é que não se tenha mantido para sempre com essas actividades. A Junta de Freguesia não tem, sobretudo hoje, razão de estar a ocupar - indevidamente - aquele espaço. O seu lugar, como órgão de poder político, é nos antigos Paços do Concelho (que serviu de quartel aos bombeiros até há pouco tempo). Ali ainda se mantêm, em pedra, as armas de Portugal do tempo da monarquia, que carecem de uma conservação urgente. Foi dos poucos sítios do país em que não foram picadas com a chegada da república. Com tanto dinheiro mal gasto, também não seria dificil restaurar aquele belo e funcional edificio para as instalações da Junta de Freguesia.
    Em suma, a nossa terra só ganharia com a fixação de um pólo universitário. Além de recuperar o prestígio académico, fixava jovens, professores, entre outros, que são essenciais para povoar a vila (sobretudo no centro), fazendo gerar riqueza, consumo, alugueres, trocas, emprego, cultura, animação. Isto durante TODO O ANO. Combatia-se, assim, a sazonalidade.
    Tudo seria tão mais fácil se os nossos autarcas tivessem o mínimo de conhecimento da história de São Martinho do Porto. Seríamos, decerto, menos desconsiderados.

    Viva São Martinho do Porto! Viva Caldas da Rainha!

    Parabéns ao Movimento! Vamos em frente!

    António Carlos Martins Costa

    ResponderEliminar