quinta-feira, 22 de outubro de 2009

SÃO MARTINHO TEM UM NOVO PRESIDENTE DE JUNTA

São Martinho do Porto tem um novo presidente da Junta


Outubro 21st, 2009 · Jornal das Caldas edição on line



Joaquim Clérigo venceu com o seu grupo de independentes“Em São Martinho do Porto há muito que o PSD vence as eleições autárquicas. Vencia, porque desta vez, ao contrário do que era expectável, venceu uma lista de independentes. Era conhecido o desgaste do actual presidente da junta de freguesia, conhecidos até alguns dos erros cometidos. Mas fomos surpreendidos”. O comentário é de António Prôa, no seu blogue na Internet sobre São Martinho e reflecte o que se passou nas eleições para a Junta de Freguesia.

Se para a Câmara e Assembleia Municipal de Alcobaça não houve surpresas e o PSD venceu de forma folgada, mesmo com um novo candidato ao executivo camarário - Paulo Inácio que substituiu o actual presidente - Gonçalves Sapinho, já na freguesia de São Martinho a candidatura “Força Viva”, de um grupo de cidadãos independentes, encabeçada por Joaquim Clérigo, comandante dos bombeiros locais, foi quem arrecadou a vitória e com maioria absoluta.

O movimento independente recolheu 56,32% dos votos (811), o que lhe confere 6 mandatos na Assembleia de Freguesia, enquanto que o PSD apenas conseguiu 31.46% dos votos (453), elegendo 3 elementos. O BE também concorreu e ficou-se pelos 8.75% dos votos (126), não conseguindo nenhum mandato.

Joaquim Clérigo concorreu à Junta por não acreditar “no conformismo, no desalento, na crítica isolada, na apatia que temos assistido nos últimos tempos”.

“O que nos move é a paixão pela freguesia de São Martinho do Porto”, afirmou, garantindo que o seu programa eleitoral “não assenta em demagogias, é um programa realista, sem promessas infundadas, que pretende ir ao encontro do bem-estar da população e das justas reclamações dos cidadãos”.

O novo presidente da Junta, que substitui o histórico Manuel Pereira, compromete-se a conseguir a construção do Centro de Saúde definitivo, a melhorar as infra-estruturas de apoio à terceira idade e a apoiar as colectividades locais.

No capítulo do ambiente e turismo, vai “pressionar as entidades competentes para realizarem o desassoreamento da Baía e melhorar o Porto de Abrigo”.

Pretende também “criar parcerias que permitam divulgar os pontos turísticos mais relevantes e o comércio da nossa freguesia, redefinir, com o Município, um novo procedimento de consultas em matéria de urbanização e edificação, alertar as autoridades para o estado dos acessos e espaços públicos, dar resposta, com os meios da Junta, aos problemas mais prementes na via pública (que colocam em risco a segurança das pessoas) e melhorar o sistema de limpeza das ruas”.

Na educação, cultura e desporto, tenciona “comparticipar as refeições e os materiais escolares para as famílias mais carenciadas da Freguesia, apoiar a construção de um refeitório para a Escola Básica, construir uma paragem de autocarro condigna para os alunos de Vale do Paraíso, Serra dos Mangues e Venda Nova, e lutar pela construção de um Complexo Desportivo e Cultural”.

Para a “gestão transparente dos dinheiros públicos”, adianta algumas medidas: “Adjudicação de serviços à Junta de Freguesia através da apresentação prévia de orçamentos por todos os fornecedores, divulgar no sítio da Junta de Freguesia na Internet (a criar) o Orçamento e permitir que o cidadão aceda, por via electrónica, aos serviços administrativos de forma simples e documentada”.

Sem comentários:

Enviar um comentário