segunda-feira, 26 de outubro de 2009

OPINIÃO DE UM SEGUIDOR SOBRE O COLÉGIO JOSÉ BENTO DA SILVA.


São Martinho do Porto teria todo o interesse em acolher um pólo universitário. A nossa terra tinha uma tradição de ensino ao mais alto nível, já no século XIX, através do Colégio José Bento da Silva. A importância da instituição era de tal ordem que, em 1889, o czar da Rússia Alexandre III, então de visita a Portugal, passou por São Martinho e deixou a sua assinatura no Livro de Honra do Colégio José Bento da Silva. Daí saíram individuos que se destacaram nas mais diversas áreas, alguns dos quais tiveram importantes cargos de estado, como seja o de ministro. O Colégio tem todas as condições para acolher um polo universitário.

O doador deixou bem claro, em testamento, os propósitos do edifício que legava à comunidade são martinhense:o ensino e a cultura. Pena é que não se tenha mantido para sempre com essas actividades. A Junta de Freguesia não tem, sobretudo hoje, razão de estar a ocupar - indevidamente - aquele espaço. O seu lugar, como órgão de poder político, é nos antigos Paços do Concelho (que serviu de quartel aos bombeiros até há pouco tempo). Ali ainda se mantêm, em pedra, as armas de Portugal do tempo da monarquia, que carecem de uma conservação urgente. Foi dos poucos sítios do país em que não foram picadas com a chegada da república. Com tanto dinheiro mal gasto, também não seria dificil restaurar aquele belo e funcional edificio para as instalações da Junta de Freguesia.

Em suma, a nossa terra só ganharia com a fixação de um pólo universitário. Além de recuperar o prestígio académico, fixava jovens, professores, entre outros, que são essenciais para povoar a vila (sobretudo no centro), fazendo gerar riqueza, consumo, alugueres, trocas, emprego, cultura, animação. Isto durante TODO O ANO. Combatia-se, assim, a sazonalidade.
Tudo seria tão mais fácil se os nossos autarcas tivessem o mínimo de conhecimento da história de São Martinho do Porto. Seríamos, decerto, menos desconsiderados.

Viva São Martinho do Porto! Viva Caldas da Rainha!

Parabéns ao Movimento! Vamos em frente!

António Carlos Martins Costa

Publicada por António Carlos em São Martinho para Caldas a 25 de Outubro de 2009 20:16

Posted by Picasa

Sem comentários:

Enviar um comentário