sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

ABAIXO-ASSINADO QUE CIRCULA EM SÃO MARTINHO DO PORTO

ABAIXO – ASSINADO

Considerando que a Freguesia de São Martinho do Porto foi sede de Concelho mais de trezentos anos, tendo posteriormente pertencido aos municípios de Alcobaça e Caldas da Rainha, integrando actualmente o Concelho de Alcobaça e que, nas actuais circunstâncias, a restauração do município se tornou impossível;

Considerando que a actual divisão administrativa, não corresponde aos legítimos direitos, interesses e vivência da população local, designadamente no que respeita às necessidades reais do seu dia-a-dia;

Considerando que os habitantes da Freguesia de São Martinho do Porto, desde que nascem, fazem toda a sua vida em íntima e permanente ligação com Caldas da Rainha;

Considerando que os habitantes da Freguesia, apenas se deslocam a Alcobaça por razões e obrigações administrativas (é voz corrente dizer-se que a Alcobaça só se vai para pagar), contrariando factores demográficos e geográficos (proximidade, acessibilidade e mobilidade);

Considerando que a população da Freguesia desenvolve as suas relações em estreita ligação com Caldas da Rainha no trabalho, na economia, na saúde, na educação / formação, na cultura, no desporto e nos tempos-livres, há muito que a população activa, à falta de emprego e de habitação ao seu alcance, vem optando por residir e/ou empregar-se em Caldas da Rainha, fazendo aí a sua vida;

Considerando a contiguidade territorial como um factor determinante e sendo a baía o mais importante pólo de desenvolvimento local, e que do perímetro da mesma faz parte Salir do Porto (Concelho de Caldas da Rainha), a separação administrativa das duas freguesias tem prejudicado gravemente o desenvolvimento e a resolução dos problemas comuns, como o desassoreamento e a despoluição, em particular, e o progresso sustentado e sustentável das duas localidades;

Considerando que a permanência no Concelho de Alcobaça poderá implicar, segundo a actual proposta de organização do território, a perda do estatuto de sede de Freguesia e a sua agregação a Alfeizerão, a mudança para o Concelho de Caldas da Rainha permitirá novas soluções para a manutenção da autonomia local;

Considerando que a mudança de Concelho é uma aspiração de várias gerações de são martinhenses por todas as razões, agravadas ano após ano, desde a destruição do património natural e construído à estagnação e retrocesso, que levaram à perda da importância local e regional que historicamente representámos;

Considerando décadas a fio sem se vislumbrarem projectos sustentados e continuados de desenvolvimento, ordenamento e planeamento, que permitam gerar prosperidade e qualidade de vida todo o ano, longe vão os tempos em que a Comissão de Iniciativa e os beneméritos locais deram a São Martinho do Porto o que Alcobaça nunca deu e que continua a utilizar a seu belo prazer e em seu benefício;

São Martinho do Porto, que o rei D. Carlos I considerou uma das jóias da coroa, tem sido sucessivamente delapidado por parte da Câmara Municipal de Alcobaça. Como tal, considerando ser este o momento oportuno, os Abaixo-assinados (naturais, residentes, proprietários ou amigos da Freguesia de São Martinho do Porto), manifestam deste modo a sua inequívoca vontade de voltar a integrar o Concelho de Caldas da Rainha.

11 comentários:

  1. O movimento está a correr bem e quando conseguiram convencer um membro do psd que pertence á junta de s. martinho a publicar no seu facebook o baixo assinado para caldas é porque até os do psd de s. martinho querem que s. martinho deixe de pertencer a alcobaça. Até eles sabem que pertencer a alcobaça não vale nada. Acho bem que os do psd de cá defendam este movimento e queiram passar para caldas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há um lapso no comentário do anónimo de 21 de Janeiro, de 6:48, o facebook a que se refere não é politico, ou seja, não tem conexão politica alguma, a informação foi publicada num Grupo Fechado cujo o objectivo é dar a conhecer tudo o que acontece na Vila de São Martinho do Porto. Com toda a certeza se o mesmo tivesse um objectivo politico-partidário, estariam descritas todas as acções elaboradas pelos Membros PSD de S. Martinho, o que não acontece.
      O facto de a noticia em relação ao movimento cívico ter sido publicada não representa uma posição pessoal de quem o publicou, é uma noticia como outra qualquer, como as que têm ocorrido ultimamente nos vários orgãos de comunicação.
      Há que esclarecer e não colocar frases e/ou posições assumidas em nome de outros, ou seja, quando efectuamos os comentários sobre algo devemos interpretar o contexto em que estão inseridos. O que os Membros do PSD de São Martinho do Porto defendem e vão continuar a defender é a não extinção da Freguesia e isso é claro.

      Um Membro do PSD São Martinho do Porto.

      Eliminar
  2. Eu sabia que São Martinho iria ficar eufórico com este abaixo-assinado. Quanto a ser do PSD ou outro partido não importa, a nossa dama chama-se São Martinho e com ela todos nós estamos coesos.
    Ernesto

    ResponderEliminar
  3. Para as caldas e em força.Alcobaça não interessa
    a ninguém e os motivos estão à vista.Só servem para arrecadar os impostos.

    ResponderEliminar
  4. E como é assunto que interessa a s. martinho qual é a sua opinião?

    ResponderEliminar
  5. Pergunto eu, residente de S. Martinho do Porto interessado em assinar o dito "Abaixo-Assinado": Por onde circula este "Abaixo-assinado"?

    Não vi até agora nenhum exemplar desta recolha de assinaturas. Falha minha, talvez não frequente os locais cetros para tal, ou falha de quem organizou este "Abaixo-assinado" por não ser mais activo na procura de assinaturas.

    A minha já lá estaria, se conseguisse encontrar o dito cujo.

    Cumprimentos
    T.Oliveira

    ResponderEliminar
  6. Ó anónimo de 25 jan ás 05.25 tem a resposta dada em 21 de setembro de 2009 ás 21.35 no blog do Ernesto, que aqui ponho a parte que lhe interessa e que está lá publicada:

    ... parece-me que a mudança de São Martinho para as caldas não faz sentido, e tenho de admitir que estranho que este assunto tenha ressurgido a 2 meses das eleições. A mudança para as Caldas podia deitar por terra os projectos que a CMA tem para São Martinho, sendo as consequências incalculáveis para a Freguesia.
    Por ultimo, aproveito para referir que temos o total apoio do PSD de Alcobaça, o que nos parece ser fundamental para o desenvolvimento de São Martinho.

    Com os melhores cumprimentos,

    Rodrigo Neto


    Está tudo dito ou será que mudaram de ideias agora?
    Miguel

    ResponderEliminar
  7. É bom não esquecer que uma Camara é aquilo que o Presidente dela quer. E o atual Presidente da Camara de Caldas não se pode recandidatar para Caldas novamente. Quem nos garante que o novo Presidente eleito para Caldas vai manter os mesmos impostos, as mesmas taxas e a mesma linha de orientação que este para o concelho ?

    ResponderEliminar
  8. Amigo olhe para trás e veja quantos presidentes passaram por Alcobaça, pelas Caldas e veja a diferença! Não tenha medo do futuro e como diz no nosso hino “haja força haja esperança”
    Ernesto

    ResponderEliminar
  9. LOCAIS ONDE PODE ENCONTRAR O ABAIXO-ASSINADO


    Estimado amigo T. Oliveira

    Obrigado pelo seu apoio. Respondendo à sua pergunta, podemos informá-lo que existem dezenas de folhas a circular por S. Martinho do Porto.
    Em espaços públicos, podemos informar que existem, entre outros locais: na Peixaria do mercado, Hotel Stº António da Baía, Clube Recreativo de São Martinho do Porto, Restaurante Amável, Pastelaria Concha e Restaurante Cantinho do Amigo.
    Caso os nossos amigos queiram colaborar com o Movimento na recolha destas assinaturas ou com ideias novas, por favor contactem-nos através do e-mail saomartinhoparacaldas@gmail.com

    O movimento
    SMP-CLD

    ResponderEliminar
  10. Es posible adherirse al manifiesto por internet?

    ResponderEliminar