segunda-feira, 1 de novembro de 2010


Manifestis Probatum



O título deste artigo significa, em latim, manifestamente provado. É o que passa agora com o mercado municipal de São Martinho do Porto, que também demonstra claramente a gritante falta de visão dos responsáveis e respeito pelos interesses da Freguesia.
Com uma arquitectura cara e completamente desadequada ao fim a que se destinava, o mercado municipal de São Martinho do Porto, desde que foi construído até hoje, nunca sofreu qualquer obra que o tornasse minimamente funcional. Jamais os políticos se preocuparam em solucionar os graves problemas existentes, sobretudo no que respeita a infra-estruturas. O estacionamento nunca existiu, apesar do local previsto se encontrar demarcado e com acessos prontos desde a conclusão do mercado. Os espaços destinados à venda foram sendo distribuídos sem qualquer critério. Nunca existiram condições apropriadas de armazenamento e conservação de produtos. As instalações sanitárias, interiores e sem o mínimo de condições de higiene, atingiram um ponto de degradação tal que acabaram por ser encerradas. Quanto à manutenção e à limpeza em geral (interior e exterior), já de si extremamente difíceis e caras dadas as características da construção, os responsáveis não conseguiram resolver satisfatoriamente o problema.
Assim, não nos admira que a ASAE tenha exigido, recentemente, a tomada urgente de medidas que criem as condições necessárias ao normal funcionamento de um qualquer mercado municipal deste País. Caso contrário, a Freguesia de São Martinho do Porto perderá mais um dos seus pontos mais característicos e importantes para todos (população local, turistas, pequenos agricultores, pequenos comerciantes e demais envolvidos).
Porque, tendo em conta a aprovação de concorrência comercial demasiado próxima do mercado municipal, não se procedeu, no mínimo, à sua requalificação e melhoria? Será isto que a Câmara Municipal de Alcobaça (CMA) pretende como modelo de desenvolvimento?



O Movimento São Martinho para Caldas



2 comentários:

  1. Inflizmente, mais uma!
    Quem vai à Praça e pára o carro (onde pode) corre sempre o risco da GNR estar de mau humor. Nunca se sabe. Este ano foram particularmente severos no....15 de Agosto!
    E o Hipermercado ali ao lado....

    ResponderEliminar
  2. O que é que as condições de higiene das casas de banho tem a ver com a Câmara ? O que é que a limpeza do interior e exterior do mercado tem a ver com a Câmara ? Limpeza vem do verbo limpar, independentemente das caracteristicas da construção, essas sim da responsabilidade da Câmara.
    Podem haver espaços arquitectonicamente bem construídos, completamente sujos e espaços antigos ou de construção pouco funcional bastante limpos. Que eu saiba, não compete à Câmara a limpeza deste espaço...
    Já agora, convém lembrar que a ASAE, já antes desta situação em São Martinho, fez exactamente o mesmo no mercado de Caldas. Portanto, também a Câmara de Caldas andou mal neste processo...

    ResponderEliminar