sexta-feira, 6 de agosto de 2010

ESTÁ DE VOLTA MAIS UM " VERÃO DE SÃO MARTINHO"

Decorre até 29 de Agosto mais uma edição do Verão de São Martinho, o programa de animação que todos os anos promove na vila iniciativas como o Baile de Chitas e o Abraço à Baía.
Até 14 de Agosto, a Casa da Cultura José Bento da Silva tem patente a exposição ‘São Martinho Desafio aos Sentidosn – Grupo 1’. Hoje, dia 6, Mico da Camara Pereira canta pelas 22h00 na Praça Frederico Ulrich, onde amanhã decorre a 2ª eliminatória do concurso de música Sons do Baça, também às 22h00.
Amanhã realiza-se ainda a Regata Tradicional do 24º aniversário do Clube Náutico, seguida do ‘Jantar do Porco’. Na Discoteca Green Hill, na Foz do Arelho, decorre a festa de abertura do Verão de São Martinho 2010.
A 11 de Agosto a Igreja Paroquial é palco do concerto “Histórias da Guitarra Portuguesa”, com João Torre do Valle na guitarra e com Fernando Alvim na viola de fado. O concerto começa às 22h00.
A 14 de Agosto decorre a 3ª travessia da Baía a Nado e à noite, a partir das 22h00, a Praça Frederico Ulrich acolhe o concerto de Sean Riley & The Slowriders. No feriado de 15 de Agosto realiza-se a Regata Tradicional e a discoteca Green Hill recebe a festa ‘Remember 15 de Agosto’.
De 16 a 28 a Casa da Cultura José Bento da Silva acolhe a exposição “São Martinho Desafio aos Sentidos – Grupo 2” e até 21 de Agosto realiza-se o Torneio de Ténis organizado pelo Clube de Ténis de Alcobaça.
Às 22h00 de dia 18 tem início o espectáculo “Noite dos Clássicos”. Na Igreja Paroquial ai ecoar a voz de Maria Rodrigues Lopes, o violoncelo e Maria José Falcão e a guitarra clássica de Miguel Carvalhinho. No dia seguinte a conferência de S. Vicente de Paulo promove o Dia da Porta Aberta, nas suas instalações na Rua José Bento da Silva. Na Discoteca Green Hill tem lugar mais uma Festa Pais e Filhos.
Entre 19 e 23 de Agosto, o Salão de Festas dos Bombeiros Voluntários locais acolhe a 2ª Exposição do Postais Antigos de São Martinho. Um dia depois realiza-se o passeio de bicicletas “Discoteca Green Hill”, entre São Martinho do Porto e Fervença, com fim no Your Hotel & Spa. As inscrições devem ser feitas no Posto de Turismo.
O Verão de São Martinho 2010 prossegue a 21 de Agosto com a Estafeta Optimista e o afamado Baile de Chitas, que decorre junto ao Parque de Campismo e para o qual há transporte vaivém gratuito desde a Avenida Marechal Carmona. No dia seguinte realiza-se a Regata de Windsurf e pelas 16h00 população e veraneantes em São Martinho voltam a unir-se para mais um Abraço à Baía. Um quarto de hora depois a Seat promove um espectáculo de acrobacia aérea.
A 22 e 23 de Agosto realiza-se mais um torneio de canasta no Salão de Festas dos Bombeiros Voluntários. Às 22h00 de 25 de Agosto o Salão Paroquial é palco de um momento de poesia pelo professor Luciano Ravara.
No dia 28 de Agosto o Clue Náutico promove a Regata de Encerramento e às 19h00 celebra-se uma Missa Campal no Adro. No Green Hill há uma nova festa, para marcar o fim do Verão de São Martinho.
Na manhã de 29 de Agosto decorre uma colheita de sangue na Fundação Manuel Francisco Clérigo, organizada pela Associação de Dadores de Sangue Gota de Amor. Há uma nova regata neste dia, desta feita de botes tradicionais a remos.
O programa de animação é, mais uma vez, organizado pela Associação de Verão de São Martinho, com o apoio da Câmara de Alcobaça. As inscrições e informações devem ser solicitadas no Posto de Turismo local ou pelos telefones 262989110 e 964043683
J.F.

5 comentários:

  1. Meus amigos
    As festas de verão são boas para a nossa terra e para quem nos procura para férias, mas daí até justificar a CMA dar 4900€ para o baile das xitas é uma afronta e provocação. Trata-se de um subsídio para uma elite restrita que funciona de porta fechada, não devia servir para isto os nossos dinheiros públicos os responsáveis por esta triste Câmara deviam ter vergonha!!!
    Penso que o Movimento deveria tomar uma posição.
    Ernesto

    ResponderEliminar
  2. É o nosso dinheiro do IMI e do assalto autorizado aos nossos bolsos,como acontece com o preço da àgua e dos resíduos sólidos,que todos os meses os munícipes têm de suportar,no recibos que lhe enviam para casa.O que é que o baile das xitas tem a ver com a C.de Alcobaça.Esbanjamentos de dinheiros e quem paga é o zé,como sempre.Este dinheiro se fosse gasto em encontrar soluções para arranjar estacionamento,tinha mais lógica.Que, nesta altura do ano é uma anarquia os carros nesta terra.A rua 28 de Maio,com uns escassos 4 metros de largura,passou a ser o parque de estacionamento Municipal e a segunda Avenida Marginal,onde foram feitos recentemente perto de 200 apartamentos.

    ResponderEliminar
  3. Tiro o chapéu às "tias e tios", que conseguiram como donativo, aquilo que uma população contribuinte e trabalhadora não consegue, é certo que “não é muito” são só 4900,00€!!! Todos temos consciência que é sempre uma boa causa, ajudar pessoas “pobres e sem recursos”nunca se deve negar ajuda a quem precisa! O importante é criar boas condições de conforto e temperatura aos “tios e tias”, para que não se constipem, dado que não acredito que o donativo seja para cervejas, ou vestidos de chita.
    Que tristeza!
    José Costa

    ResponderEliminar
  4. Deu gosto ver o apoio que a CMA deu para o Baile das Chitas, foi o investimento certo para as pessoas certas! A todos os que votaram a favor deste apoio estão de parabéns, também para eles tiro o meu chapéu! Foi um êxito! As bebedeiras foram muitas, os objectivos foram conseguidos!
    Que tristeza!

    José costa

    ResponderEliminar
  5. Publicado na Gazeta das Caldas a 13 de Agosto de 2010 na parte dos artigos de opinião (disponível online):

    "S. Martinho do Porto – Um alerta aos pais "

    "Vila atraente e bonita, povoada de gente de trabalho e valores, S. Martinho do Porto é um local preferido por inúmeras famílias com filhos pequenos, e não só, para passarem as suas merecidas e almejadas férias tranquilas.
    Ali convergem todos os anos e cada vez mais, gente amena, pacata e feliz, para saborearem, no fresco do seu clima, todas as atracções que o momento oferece e proporciona.
    Porém, em Agosto, a linda baía é “invadida” por pequenos grupos de jovens e adolescentes que alteram completamente o ambiente. São meninos de aparência rica mas muito pobres em educação e valores. Bebem muito, fumam o lícito e o ilícito, provocam desacatos e são um mau exemplo para os jovens locais e para todos os que a elegem como local de veraneio.
    É uma situação que se repete ano após ano, tem fama por todo o lado e é uma vergonha para todos.
    Fica aqui um alerta aos pais bons educadores, os que ensinam os filhos a saberem estar uns com os outros, por favor, não pactuem nem deixem os vossos descendentes imitar esta “morangada com açúcar”, que transpira uma total ausência de educação cívica e não só.
    Aos outros pais, aqueles que gostam de falar muito alto e de nariz empinado, olham os outros por cima do ombro, por favor vejam a ridícula postura que apresentam e a falta de nobreza que têm nestas e noutras atitudes. Com “humildade” reconheçam que só cá vêm uns escassos dias de Agosto e há muitas pessoas que cá estão o ano inteiro por obrigação, devoção ou opção.
    De referir que, até a Santa Missa fica um caos, pois àquelas famílias não foi ensinado que uma Igreja não é propriamente a Feira de Carcavelos ou similar…
    Durante todo o ano, as crianças locais têm um comportamento impecável, todavia em Agosto é um desatino, para não falar na indumentária muito pouco própria dum local de culto religioso, dos telemóveis sempre a tocarem, etc., etc.
    Quem poderá fazer alguma coisa? Já que há tantas actividades no Verão em S. Martinho do Porto, não haveria hipótese de leccionar um pequeno curso de “boas maneiras” para estes agitados forasteiros?
    O mal tal como o bem propaga-se a rápida velocidade e hoje, que tanto se fala em Cidadania e afins, talvez fosse uma oportunidade a não perder.
    Sejamos bons no bem e evitemos que o mal aconteça, é responsabilidade de todos intervirem, pois a ninguém aproveita tais desmandos.

    Alexandre Esteves"

    Está tudo dito...

    ResponderEliminar