quinta-feira, 3 de junho de 2010

DESCARGA POLUENTE NO RIO DE ALFEIZERÃO

Descarga poluente no rio de Alfeizerão

O rio de Alfeizerão recebeu no passado dia 26 mais uma descarga de efluentes suinícolas, já que o cheio nauseabundo na zona era insuportável e a cor da água à hora da descarga, ao amanhecer, era bastante negra.
“É frequente esta desgraça. As pecuárias despejam para o rio e é uma vergonha. Ninguém faz nada e isso revolta-nos”, afirmou Fernando Milhanas, morador no Casal Fonte Figueira, em Alfeizerão, adiantando que “é revoltante porque toda a gente sabe e ninguém faz nada. Não é todos os dias que isto acontece, mas é frequentemente. Já aqui veio a GNR diversas vezes assim como a Câmara e nada acontece. Eu só assino em como sou testemunha e depois vem uma carta a dizer que não conseguiram nada. Isto é muito triste. Sinto-me frustrado”.

“Temos aqui um tubo da ETAR [estação de tratamento de águas residuais], feito há cinco anos e continuam a pôr porcaria para o rio. As descargas acontecem todas as vezes que chove e ao fim de semana, porque ao sábado e ao domingo não se pode participar [à GNR]”.

“Isto estava terrível. A água estava negra hoje de manhã. Nós com o cheiro não conseguimos dormir e a casa está empestada e não sabemos o que fazer. Eu admiro-me das pessoas em São Martinho não fazerem nada por isto e aguentarem o cheiro”, concluiu o morador.

Também farto desta situação está o porta-voz do Movimento de São Martinho para as Caldas, que acusa a autarquia de Alcobaça de apenas se lembrar de São Martinho para cobrar impostos.

“Esta foi mais uma descarga. Isto acontece frequentemente. Perante estes factos continuamos com mais razão em querer mudar São Martinho do Porto para o Município das Caldas da Rainha, porque temos a certeza que isto era um assunto resolvido. Se estivéssemos nas Caldas o presidente da Câmara já se tinha empenhado nesta situação e não deixava que isto acontecesse. A Câmara de Alcobaça não quer saber de São Martinho a não ser para sacar impostos e engraxar uns cantos de vez em quando”.

António Costa adiantou ainda que “todas as noites na baixa de São Martinho do Porto há um cheio nauseabundo insuportável e ninguém pára junto à baía. Agora com esta descarga vamos estar uma série de dias com este cheiro”.O presidente da Câmara de Alcobaça deslocou-se ao local onde se detectou a descarga, assim como vários técnicos da autarquia mas até agora não se sabe a origem deste crime ambiental.

Também o núcleo do serviço da natureza da GNR compareceu no local e recolheu dados no sentido de apurar a origem da descarga.


Carlos Barroso

6 comentários:

  1. Essa gente criminosa tem que ser punida.

    ResponderEliminar
  2. É impressionante a irresolução dos nossos dirigentes autárquicos! Tudo se faz, tudo se passa, é impressionante...e inúmeras vezes. E resolução? E medidas de prevenção? E de, pelo menos, de atenuamento? E, acima de tudo, de justiça! Não há coimas? É um crime gravíssimo que fazem, prejudicando Alfeizerão e, a juzante, São Martinho, que sofre com o cheiro e nas suas águas da baía as terríveis consequências destes desastres. Para além de enquanto desastre ambiental ser um desastre bastante grave por si só, espero que todos tenhamos consciência o quanto estes acontecimentos podem prejudicar a imagem de São Martinho junto dos turistas e até que ponto não iremos sentir todos consequências se estas situações não são acauteladas. Podemos, em grande medida, agradecê-las aos nossos responsáveis da Câmara, que não se preocupam com as questões de fundo.
    Procuremos um futuro melhor no concelho de Caldas. Estaremos, de certeza, todos unidos nessa passagem

    António Carlos M Costa

    ResponderEliminar
  3. E continuam as descargas das suiniculturas no rio de Alfeizarão.

    No dia 10 do corrente pelas 15h fomos alertados para a mesma calamidade.

    Encontravam-se no local a Presidente da J.F.A,o Presidente da J.F.S.M.P.,dois agentes da G.N.R. do posto de S.M.P. o Comt. e 2ºCmdt. dos Bombeiros Voluntários de São Martinho do Porto e um dos elementos do movimento de São Martinho para as Caldas.
    Todos os presentes são conhecedores dos cheiros nauseabundos a dejectos de suinos bem como a cor das águas do Rio de Alfeizerão.

    Alem destas descargas frequentes existem linhas de água a descarregarem permanentemente sem que as autoridades( C.M.A.) se preocupem com estas situações, pois há mis de 20 anos que se debate este problema.
    António Costa

    ResponderEliminar
  4. Olá SMP_CLD hoje 14,00 h houve mais uma descarga quando é que esrta vergonha acaba?
    Maria Luisa
    16 Jun 10

    ResponderEliminar
  5. Já viram a noticia publicada na radio cister: "A Câmara Municipal da Nazaré decidiu suspender a facturação dos Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) durante o mês de Julho.

    Por proposta do presidente da autarquia, Jorge Barroso, será suspensa a cobrança do valor relativo à tabela dos Resíduos Sólidos Urbanos na próxima emissão da facturação de distribuição de água ao domicílio.

    Segundo o autarca, a Câmara Municipal irá desenvolver correcções ao preço dos Resíduos Sólidos Urbanos, tendo em conta as reclamações e sugestões da população que foi ouvida, primeiro na Nazaré, a 31 de Maio, e depois em Valado dos Frades, no dia 1 de Junho.

    A forma de cálculo em análise será «adequada às diversas utilizações do serviço, tendo em consideração situações específicas», nomeadamente relacionadas com a actividade económica, disse o autarca."

    O mesmo partido e 2 camaras tão diferentes: uma sobe (Alcobaça) e não quer saber das reclamações dos municipes, outra (Nazaré) ouve os municipes e suspende a facturação e tenta arranjar uma outra solução.

    Estamos tão próximos da camara da Nazaré e de caldas e pertencemos a uma camara que não segue o bom exemplo dos concelhos vizinhos.


    H.Branco

    ResponderEliminar
  6. Notícia publicada na Radio Cister a 23/06/2010 às 16:00: "Alcobaça Convida Municipes Seniores a Visitarem Tomar e Vila Nova Da Barquinha

    Alcobaça Convida Municipes Seniores a Visitarem Tomar e Vila Nova Da Barquinha

    As inscrições estão abertas de Julho a Setembro nos seguintes locais:
    IPSS’s - Instituições de Apoio à População Idosa do Concelho na área de residência Serviço de Acção Social da Autarquia ou pelo telefone 262 580 831 "

    Sabem qual é o problema desta noticia ? É que as inscrições só abrem em Julho, segundo a noticia, mas já estão sem vagas para SMP.(informação dada pelo Serviço de A. Social da CMA -tel. 262 580 831). Afinal, não abriam em Julho, como diz a noticia, mas em Junho! E, apesar da noticia não dizer nada quanto ao nº de pessoas, à limite de vagas.

    Então, porque razão a CMA faz publicidade de uma coisa que já está encerrada, pelo menos para SMP ? E diz que é a partir de Julho, quando não é verdade ? É ou não enganar o pessoal ?

    H.Branco

    ResponderEliminar