quinta-feira, 15 de abril de 2010

GRUPO DE CIDADÃOS QUER SÃO MARTINHO NAS CALDAS

A ideia não é nova e está a deixar marcas na Internet. Mais de uma década depois, um grupo de cida-dãos volta a insistir na passagem da freguesia de São Martinho do Porto para o concelho das Caldas da Rainha, ao qual já pertenceu no fim do século XIX.

Olhando para o outro lado da Baía avista-se Salir do Porto, que pertence ao concelho vizinho das Caldas. "Ali a construção cresce em presépio, aqui cresce em altura e desenfreadamente", lamenta António Costa, referindo que o "município de Alcobaça está a descaracterizar a vila".

O porta-voz do movimento ‘São Martinho para Caldas’ refere que a "população tem acarinhado com entusiasmo o projecto, porque estão a assistir à degradação de São Martinho e da vida das pessoas". Neste momento, o movimento está a estudar a lei para depois iniciar um conjunto de sessões de escla-recimento junto da população da freguesia. Entretanto, também, terá início um abaixo-assinado.

No blogue saomartinhoparacaldas.blogspot.com pode ler-se que "Alcobaça só está ligada a São Martinho com o objectivo de retirar mais-valias. São as receitas que os preocupam [Câmara], não é a terra nem os seus habitantes!"

As Caldas da Rainha, explica António Costa, é o "destino natural para quem vive e reside em São Martinho", dada a proximidade geográfica e a oferta diária de meios de transporte para aquele concelho.

"Precisamos de alguém que olha para nós com atenção, que preserve os valores e as características da terra, das gentes e dos costumes", reforça António Costa, que garante que o movimento não tem fins político partidários.

A rede de saneamento que não acompanha o número de prédios construídos, a construção em arribas, a baía por assorear, a morte da classe piscatória, a ocupação de espaços públicos por imóveis e a falta de estacionamento, de espaços verdes e de lazer são alguns dos problemas que o movimento aponta e na origem da revolta.

Apoiando-se em comentários ou frases de personalidades portuguesas, como de Eduardo Prado Coelho (escritor já falecido) ou de Teresa Patrício Gouveia (antiga ministra dos Negócios Estrangeiros), o movi-mento reforça a sua posição. Sobre a vila, Eduardo Prado Coelho escreveu o seguinte no jornal o ‘Públi-co’: "Perdi a praia de São Martinho do Porto, a praia dos namorados. Não a reconheço, porque fui reen-contrá-la massacrada por uma urbanização selvagem e incomodativa". Palavras que o movimento sublinha e faz questão de destacar no blogue.

"Não somos utópicos ao ponto de pensar que o processo de transferência vai ser fácil, mas estamos decididos a lutar pelo bem da população de São Martinho. Algo que a Câmara de Alcobaça não tem sabido fazer", esclareceu António Costa.

10 comentários:

  1. Tenho uma certa curiosidade em saber quantos vão dar a cara e assinar esse abaixo assinado. É que uma coisa é ser a favor dessa mudança de concelho em conversas de café, outra bem diferente é assumir publicamente essa vontade.

    ResponderEliminar
  2. Estimado leitor
    Agradecemos o seu comentário,compreendemos a sua curiosidade e preocupação, mas pode ficar tranquilo, a população de São Martinho está com este Movimento e vai dar-nos o seu apoio sem medo.
    Cumprimentos
    SMP-CLD

    ResponderEliminar
  3. O Sr.António Costa,e restante população têm razão a 500%.Continua a selva de pedra,o estacionamento é ficção científica.Onde estão os 400 lugares prometidos na nova Avenida,paralela ao Caminho de Ferro,até à rua da República.O Concelho de Alcobaça,é um dos que têm a água mais cara do País,é uma roubalheira autorizada.Constroi-se por tudo quanto é sítio,sem respeitar a privacidade e o bem estar dos cidadãos.As ruas são danificadas pelas obras e no final da conclusão,nem o empreiteiro,nem a Câmara as repara,pois o dinheiro das licenças,já está dentro da gaveta.O desenvolvimento desta terra,é cimento armado que continua a estar na moda.

    ResponderEliminar
  4. Eu concordo que a nossa terra tem sido completamente destruída e que a CMA faz o que bem lhe apetece sem dar condições dignas à população, tendo como unica intenção a cobrança de impostos e taxas. Veja-se o exemplo das taxas da água que foram aprovadas este mês e que vão aumentar brutalmente a factura dos consumidores de SMP. O problema é que os residentes de cá, muitas vezes acomodam-se e quando é para dar a cara por uma causa e assinar um papel, já a situação muda de figura. Neste movimento o que interessa principalmente não é quem tem cá casa, mas sim quem cá vive todo o ano e está recenseado cá. Pode ser ( e assim espero ) que as pessoas mostrem a sua garra. Mas tenho algumas duvidas.

    ResponderEliminar
  5. Esta terra só reanima,pondo a Avenida Marginal,como estava.Suprimindo a ciclovia,há muitos sítios para a fazer,até Famalicão,por exemplo.Quantas centenas de lugares para estacionar foram suprimidos.Quantos foram criados?Zero.Ouve-se nas terras vizinhas,pessoas a comentarem que às vezes se abstêm de vir a S.Martinho,porque não há estacionamento.A ciclovia foi só para tirar espaço e não faz sentido ser dentro da urbe.Porque de ciclovia só tem o nome.Onde está a sinalização vertical? E ser atravessada por passadeiras de peões,só faz sentido porque estamos em Portugal.Se os ciclistas,abalroarem um peão,quem assumirá a culpa?Pode ser que agora com mais um aumento da água,que haja dinheiro para condutas novas,para evitar que haja roturas quase todos os dias.

    ResponderEliminar
  6. Coloco as seguintes perguntas a este Movimento: Já sondaram o Presidente da CM de Caldas para saber se ele está interessado em que SMP integre o concelho de Caldas ? Quem garante que os municipes de Caldas querem mais uma freguesia no Concelho de Caldas ?
    Não basta dizer que se quer, é preciso saber se a outra parte tambem quer.

    ResponderEliminar
  7. Caro Anónimo (22 de Julho de 2010 12:57), obrigado pelas questões que coloca, já que assim dá azo a que se esclareça uma série delas, sobre as quais qualquer são martinhense se deve interrogar.
    Tem toda a razão quando diz que "não basta dizer que se quer, é preciso saber se a outra parte também quer". Como noutras matérias, assim acontece em todos os acordos. Quanto ao presidente da Câmara das Caldas relembro que já da primeira vez que se levantou esta temática da mudança de concelho, há uns 13/14 anos, se mostrou publicamente apoiante da causa. Num debate entre o presidentes das duas câmaras (Fernando Costa e Miguel Guerra), no programa "País País" da RTP 1, o líder do executivo caldense disse, e estas são palavras suas, que "receberia São Martinho de braços abertos". Além disso, a decisão de mudança administrativa, como é o caso, transcende qualquer presidente da Câmara, passando pela Assembleia Municipal, onde estão representadas, por várias forças políticas, os votos de todos os munícipes.
    Quanto à sua segunda questão, sobre as garantias se os munícipes das Caldas querem mais uma freguesia, só seria possível de aferir por meio de um referendo municipal (o que se afigura pouco provável). No entanto, qual é o município que não quer uma freguesia com a história e o prestígio de São Martinho do Porto? Com a sua beleza natural que, ainda conserva. Qual o município que não gostaria de contar com uma freguesia que rende tanto (e saliento o "tanto") em taxas e contribuições autárquicas?
    Obrigado pelas suas observações

    Cumprimentos

    A. Costa

    ResponderEliminar
  8. Agradeço a resposta, mas tenho outras:
    - Quanto é que SMP afinal rende a Alcobaça ? Mais do que Pataias ? Mais do que Benedita ?
    - Quantos bancos existem nas freguesias de Caldas ? Tirando a Foz do Arelho com 1 banco, só existem em Caldas. Nas freguesias de Alcobaça, é raro não haver um banco e algumas tem mais que um .
    - Quantas grandes superficies existem nas freguesias de Caldas ? Tirando a cidade de Caldas, não conheço nenhuma. A malta tem que ir á cidade fazer compras. Em Alcobaça, são várias distribuidas pelas freguesias.

    É verdade que nós vamos muito a Caldas, mas já não é verdade que venham muitos caldenses para cá. Quando chega a hora da praia, vão para a Foz e para outras praias e são poucos os que vão para SMP.
    - Qual o custo de vida no Municipio de Alcobaça e no de Caldas (água, luz, rendas, preço das casas, taxas,impostos municipais, etc....) ?
    - E que ideias teria Caldas para SMP ? Melhorar o quê, como e aonde ?

    Para decidir tem que se fazer um estudo e ter uma comparação.
    Eu não estou contra o vosso movimento, mas esta ideia não pode ser como a união ibérica: a maior parte dos portugueses acha uma boa ideia (muitos deles sem terem um conhecimento exato das 2 realidades), a maior parte dos espanhóis acha uma péssima ideia.
    Tem que se fazer um estudo sério e uma comparação entre os 2 concelhos com os prós e os contras.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  9. Grande Movimento de esperança para o FUTURO! Quando começa acircular um abaixo-assinado para mostrar a posição de São Martinho para com o seu FUTURO!

    Por S. MARTINHO DO PORTO
    um grupo de São Martinheiros

    ResponderEliminar
  10. Bons dias, do outro lado da Baia está Salir do Porto, que luta como loucos para ser tratado como local de banhos, eu sou de Salir do Porto, e estou de acordo de que São Martinho passe para as caldas...

    Porque vejam bem,

    Alcobaça so tem mesmo duas praias (digam-me se estou errado) Sao martinho, e Gralha.....

    Ou seja durante o verão deveria ser as joias de ouro...

    Gralha continua com terra batida ate la abaixo...

    São martinho, esta a ir por agua abaixo, a festa mudou de lugar, perdeu muitos clientes....

    Estancionar em sao martinho....que pesadelo...

    Eu sou de Salir e de Verão se quiser ir a sao martinho, ate penso em ir melhor as caldas....

    E esse senhores que escrevem em anonimo, deveriam mas é mostrar a cara... porque neste barco, ou temos homens ou temos ratos...

    Eu chamo-me Fernando Carlos Manique e sou de Salir do Porto. Não me escondo..

    ResponderEliminar