sexta-feira, 5 de agosto de 2011

São Martinho perde abraço à baía no ano em que ganha Bandeira Azul


Há 12 anos que numa tarde de domingo de Agosto, milhares de pessoas se juntavam de mãos dadas em torno da baía de S. Martinho para alertar para a importância da despoluição e do equilíbrio ambiental daquela que é conhecida como a “concha azul”. Este ano, precisamente quando ao fim de mais de uma década a praia recuperou a Bandeira Azul, a falta de apoios ditou o fim do “Abraço à Baía”.

Manuel Valle Domingues, da Associação Verão de São Martinho, explica que devido à contenção orçamental a empresa Águas do Oeste não se viu impedida de patrocinar o evento, como fazia há 12 anos, nomeadamente com oferta de uma t-shirt aos participantes. Além disso, de há uns anos a esta parte, com a entrada em funcionamento da nova estação de Tratamento de Águas Residuais e a despoluição da baía, “o abraço era sobretudo de agradecimento”, dado que os problemas que motivaram o alerta em 1999 estavam resolvidos. “Não havia condições e decidiu-se que este ano não haveria abraço”, aponta o responsável.

Outra das iniciativas que se mantinha desde 1999 e que este ano também não se irá realizar é o tradicional “Baile de Chitas”. Com a passagem do baile do Hotel do Parque para a zona junto ao Parque de Campismo, a capacidade de participantes do baile tinha já descido de 3.500 para 1.500 pessoas, o que pôs em causa a sustentatibilidade do evento. “Nos últimos anos o apoio da Câmara de Alcobaça era fundamental para que o baile se realizasse”, diz Manuel Valle Domingues, apontando que a autarquia ajudava não só com as tendas, o palco e outras questões logísticas, mas também disponibilizava um apoio financeiro, o que se tornou impossível dada a actual conjuntura. “A impossibilidade deste apoio torna inviável o Baile de Chitas”, lamenta. A hipótese do evento social se realizar com privados ainda chegou a ser ponderada, mas acabou por não se concretizar.

À falta do abraço e do baile de chitas, o programa compõe-se sobretudo com diversas provas desportivas, entre regatas, estafetas, um torneio de ténis ou o já tradicional passeio de bicicletas entre São Martinho e Alcobaça. A travessia da baía a nado, já na 4ª edição, momentos de animação musical e de tertúlia e uma exposição que recupera imagens de outros tempos da estância balnear conhecida por “bidé das Marquesas” são outras iniciativas a decorrerem neste mês de Agosto, altura em que a vila recebe muita gente de fora. Manuel Valle Domingues realça as “Conversas em roda livre”, que se realizam nos dias 16 e 25 e que vão pôr alguns habitués de São Martinho a falarem sobre a vila no verão e no Inverno.

A programação, da responsabilidade da Associação Verão de São Martinho, conta com o apoio do Município de Alcobaça, e é marcada pelo 25º aniversário do Clube Náutico de São Martinho do Porto, que organiza muitas das provas náuticas. O aniversário dá o mote à Regata Tradicional que decorre este domingo, 7 de Agosto. À noite, a Praça Frederico Ulrich acolhe um concerto do fadista Rodrigo.

Joana Fialho
jfialho@gazetacaldas.com

Programa de animação

7 Agosto – Regata Tradicional, 15h00 – 25º Aniversário do Clube Náutico

7 Agosto, 22h00 – Noite de Fado: Rodrigo

Local: Praça Frederico Ulrich

13 Agosto, 15h00 – 4ª Travessia da Baía a Nado

14 Agosto, 20h00 – Jantar do Porco – 25º Aniversário do Clube Náutico

15 Agosto – Regata Tradicional, 15h00

15 a 21 Agosto – Torneio de Ténis

16 Agosto, 22h00 – Conversas em Roda Livre (1ª Parte)

Local: Salão Paroquial de São Martinho do Porto

17 Agosto, 22h00 – Noite dos Clássicos

Local: Igreja Paroquial

19 Agosto, 10h00 – Passeio de Bicicletas

Partida: São Martinho do Porto

Chegada: Your Hotel Spa – Fervença

20 Agosto, 15h00 – Regata de Botes Tradicionais a Remos

21 Agosto – Regata Windsurf , 15h00

22 a 28 Agosto – 2ª Exposição de Postais antigos de São Martinho

Local: Salão de Festas dos Bombeiros Voluntários SMP

24 Agosto, 22h00 – Histórias da Guitarra Portuguesa

Local: Igreja Paroquial SMP

25 Agosto, 22h00 – Conversas em Roda Livre (2ª Parte)

27 Agosto – Regata Encerramento, 15h00

19h00 – Missa Campal

28 Agosto – Estafeta Optimista, 15h00

9 comentários:

  1. Nem baile de chitas, nem abraço á baia, nem festa de pais e filhos na green hill, nem festa dos anos 80, nem comboio turistico...
    Uma animação muito pobre.O ténis é em Alcobaça, a música ao vivo é só no dia 7 e para quem gosta do fadista Rodrigo; as regatas são abertas ao público ou só para sócios do Clube ? E o jantar do porco é aberto a todos ou não ?

    ResponderEliminar
  2. E para que era a tenda enorme que estava ao pé do parque de campismo?Nunca funcionou, estava noite e dia com as luzes acesas, parece que tinha sido a CMA a colocar ou autorizar a colocação. Será que a CMA pagou o aluguer daquela tenda enorme para nada?Quem autorizou, quem pagou e para que fim?
    E ninguem fala dos CTT de S. Martinho que estão na lista dos encerramentos?Vão deixar fechar os Correios?

    ResponderEliminar
  3. Não percebo... o 'abraço à Baia' tinha custos? Não, uma t-shirt aos participantes .... isso não é desculpa! uma coisa nada tem a ver com a outra...Ao terminar com os eventos estão a fazer cair as tradições e depois vão-se os hábitos, os valores, etc! Quanto à tenda ela está montada, já foi um custo... cuidado com as desculpas!
    df

    ResponderEliminar
  4. Não haver abraço à Baía deve-se ao funcionamento da Câmara no seu melhor!!!

    Não podemos ter pena desta incompetência!!!

    Não têm respeito por quem quer fazer algo por esta terra, aqueles "senhores", gostam é de palmadinhas nas costas e inaugurações de fachada.

    A proxima inauguração, preve-se que seja a do MERCADO com dinheiro da nossa Junta de Freguesia.

    Ernesto

    ResponderEliminar
  5. Grandes novidades! o poder autartico no seu melhor!

    ResponderEliminar
  6. df
    O abraço à bía não tem custos, não é por causa das t-shirt que o evento se deixa de fazer as águas do oeste não precisam de publicidade.

    O que acontece, é que as pessoas desmoralizam, ao fim de tanto tempo a fazerem o melhor pela terra, e, a aperceberem-se que as promessas dos responsaveis politicos lhes dizem, numca mais será realidade.
    A.A.

    ResponderEliminar
  7. Nos anos anteriores ainda tinha uns concertos ao fim de semana á noite, agora nem isso. E com esta chuva miudinha nem um parque infantil fora da areia S. Martinho tem. A relva está uma miséria, não há um baloiço, um escorrega, nada. Gastam dinheiro a apoiar este programa da treta e não á dinheiro para arranjar um parque de jeito para as crianças?

    ResponderEliminar
  8. Caro Anónimo de 11-08

    Há festa dos Pais e Filhos na Greenhill, hoje, dia 18 Agosto, 22:30 . Na página do facebook da Greenhill, faz-se publicidade a esta Festa em parceria com a Associação de Verão de S. Martinho. Só que esta Associação "esqueceu-se" de por no Programa de Animação!...Esta festa até tem patrocinio (consulte a página desta discoteca no facebook)!
    E no turismo ninguem sabe de nada ! Ao contrário do que era costume, em que o posto de turismo distribuia convites para esta festa , este ano nada foi divulgado. Porque será ??
    Para uma praia de crianças em que estão tantos pais e filhos, não se compreende este "esquecimento"... Ou será que foi de propósito ?
    E apoia a CMA estas festas que são mais para alguns do que para o público (e turistas)? Qual foi o valor do apoio financeiro ? Em tempo de vacas gordas já não se percebia, mas agora em tempo de vacas magras ainda menos se percebe...

    ResponderEliminar
  9. Ninguem reparou que alguns dos chuveiros da praia não tinham água durante quase todo o mês de Agosto ? Foi posta a bandeira azul e os chuveiros não funcionavam ? A resposta que me deram é que a junta não mandou arranjar mas sabia do que se passava.

    ResponderEliminar