sexta-feira, 6 de maio de 2011

NOTICIAS NO DIÁRIO DE LEIRIA

Escrito por Helena Amaro


Época Balnear

Praias de Leiria e Alcobaçavoltam a hastear Bandeira Azul

Bandeira Azul na Praia do Pedrógão pode dar um novo fôlego ao turismo no concelho de Leiria. Galardão foi atribuído a 12 zonas balneares do distrito, mais três que em 2010. Alcobaça também volta a hastear bandeira.

Sete anos depois, a Praia do Pedrógão, única zona balnear do concelho de Leiria, vai voltar a hastear a Bandeira Azul. O anúncio foi feito ontem, pela Associação Bandeira Azul da Europa, e aplaudido pela câmara de Leiria que desde 2004 não candidatava a Praia do Pedrógão ao galardão.

"A aprovação da candidatura da Bandeira Azul da única praia do concelho é, para nós, um motivo de orgulho, já que é um reconhecimento pelo trabalho que tem vindo a ser desenvolvido na constante melhoria das condições ambientais e de qualidade da praia, nas várias vertentes que se relacionam com o desenvolvimento sustentável", nomeadamente "nas componentes ambiental, social e económica", afirma Isabel Gonçalves, vereadora com o pelouro do Ambiente da Câmara Municipal de Leiria.

Em comunicado, a vereadora da câmara leiriense explica que, sete anos depois, a câmara leiriense voltou a apresentar uma candidatura à Associação Bandeira Azul da Europa, "pela mais-valia que representa em termos turísticos".

"Considerámos que a praia do Pedrógão é detentora das condições essenciais para a obtenção do galardão, o que foi reconhecido pelo júri", afirma Isabel Gonçalves.

Além da qualidade da água, a atribuição da Bandeira Azul prende-se com a avaliação favorável da gestão ambiental e dos equipamentos, bem como de segurança e serviços.

Para a dinamização das acções de educação e sensibilização ambiental (também um dos critérios para a atribuição da Bandeira Azul), a Praia do Pedrógão dispõe do Centro Azul, que funciona como um espaço lúdico e pedagógico, de apoio aos visitantes da praia, onde são promovidas acções de cariz ambiental, envolvendo essencialmente crianças e jovens.

Baía de S. Martinho do Porto com Bandeira Azul

Também Alcobaça está de parabéns. Desde 2009 que as praias do concelho não hasteavam a Bandeira Azul. Um cenário que vai mudar este ano, com a atribuição do galardão às praias de Paredes de Vitória e S. Martinho do Porto, que já viu concluídas as obras de requalificação da envolvente à baía.

As três praias que voltam a hastear a Bandeira Azul este ano elevam para 12 o número de zonas balneares com o galardão, mais três do que no ano passado.

Da lista constam: Praia do Pedrógão (Leiria), Osso da Baleia (Pombal), Paredes de Vitória e S. Martinho do Porto (Alcobaça), Praia do Mar (Caldas da Rainha), Nazaré, Baleal Norte, Baleal Sul, Consolação, Cova de Alfarroba, Gambôa e Medão-Supertubos (Peniche).

A câmara da Marinha Grande voltou a não candidatar qualquer praia ao galardão Bandeira Azul.

No panorama nacional, a Bandeira Azul vai ser hasteada em 271 praias portuguesas, um número recorde nos 25 anos de existência da Associação Bandeira Azul da Europa. O Algarve continua a ser a zona com mais bandeiras azuis (74), seguida da região Norte (63) , do Tejo (45), do Alentejo (22) e do Centro (18). A região autónoma dos Açores foi contemplada com 33 bandeiras azuis e a da Madeira com 14.

As Bandeiras Azuis são atribuídas anualmente a praias e portos de recreio que cumpram um conjunto de critérios de natureza ambiental, de segurança e conforto dos utentes, informação e sensibilização ambiental.

A época balnear em Portugal arranca oficialmente a 1 de Junho e termina a 30 de Setembro.

Sem comentários:

Enviar um comentário