sábado, 21 de maio de 2011

PERCURSO PEDESTRE PELA NASCENTE DO RIO ALCOA E VALE MOGO

A Casa da Cultura José Bento da Silva, em S. Martinho do Porto, promove este fim-de-semana mais um dos seus habituais percursos pedestres. Desta feita, o local escolhido foi a nascente do Rio Alcoa, em Chiqueda, e o Vale do Mogo, em Aljubarrota, concelho de Alcobaça.

São cerca de 2h30 de percurso, numa extensão aproximada de oito quilómetros e num grau médio de dificuldade, com partida às 09h45 da Igreja de Nossa Senhora do Carmo, em Chiqueda. Antes, há concentração para os participantes às 09h00 nos Pimpões, nas Caldas da Rainha, e na Casa da Cultura José Bento da Silva, em São Martinho.

O percurso pedestre está aberto à participação de todos e há almoço para quem se inscrever no local, antes da partida, com o preço de 10 euros.



J.F.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

NOTICIAS NO DIÁRIO DE LEIRIA

Escrito por Helena Amaro


Época Balnear

Praias de Leiria e Alcobaçavoltam a hastear Bandeira Azul

Bandeira Azul na Praia do Pedrógão pode dar um novo fôlego ao turismo no concelho de Leiria. Galardão foi atribuído a 12 zonas balneares do distrito, mais três que em 2010. Alcobaça também volta a hastear bandeira.

Sete anos depois, a Praia do Pedrógão, única zona balnear do concelho de Leiria, vai voltar a hastear a Bandeira Azul. O anúncio foi feito ontem, pela Associação Bandeira Azul da Europa, e aplaudido pela câmara de Leiria que desde 2004 não candidatava a Praia do Pedrógão ao galardão.

"A aprovação da candidatura da Bandeira Azul da única praia do concelho é, para nós, um motivo de orgulho, já que é um reconhecimento pelo trabalho que tem vindo a ser desenvolvido na constante melhoria das condições ambientais e de qualidade da praia, nas várias vertentes que se relacionam com o desenvolvimento sustentável", nomeadamente "nas componentes ambiental, social e económica", afirma Isabel Gonçalves, vereadora com o pelouro do Ambiente da Câmara Municipal de Leiria.

Em comunicado, a vereadora da câmara leiriense explica que, sete anos depois, a câmara leiriense voltou a apresentar uma candidatura à Associação Bandeira Azul da Europa, "pela mais-valia que representa em termos turísticos".

"Considerámos que a praia do Pedrógão é detentora das condições essenciais para a obtenção do galardão, o que foi reconhecido pelo júri", afirma Isabel Gonçalves.

Além da qualidade da água, a atribuição da Bandeira Azul prende-se com a avaliação favorável da gestão ambiental e dos equipamentos, bem como de segurança e serviços.

Para a dinamização das acções de educação e sensibilização ambiental (também um dos critérios para a atribuição da Bandeira Azul), a Praia do Pedrógão dispõe do Centro Azul, que funciona como um espaço lúdico e pedagógico, de apoio aos visitantes da praia, onde são promovidas acções de cariz ambiental, envolvendo essencialmente crianças e jovens.

Baía de S. Martinho do Porto com Bandeira Azul

Também Alcobaça está de parabéns. Desde 2009 que as praias do concelho não hasteavam a Bandeira Azul. Um cenário que vai mudar este ano, com a atribuição do galardão às praias de Paredes de Vitória e S. Martinho do Porto, que já viu concluídas as obras de requalificação da envolvente à baía.

As três praias que voltam a hastear a Bandeira Azul este ano elevam para 12 o número de zonas balneares com o galardão, mais três do que no ano passado.

Da lista constam: Praia do Pedrógão (Leiria), Osso da Baleia (Pombal), Paredes de Vitória e S. Martinho do Porto (Alcobaça), Praia do Mar (Caldas da Rainha), Nazaré, Baleal Norte, Baleal Sul, Consolação, Cova de Alfarroba, Gambôa e Medão-Supertubos (Peniche).

A câmara da Marinha Grande voltou a não candidatar qualquer praia ao galardão Bandeira Azul.

No panorama nacional, a Bandeira Azul vai ser hasteada em 271 praias portuguesas, um número recorde nos 25 anos de existência da Associação Bandeira Azul da Europa. O Algarve continua a ser a zona com mais bandeiras azuis (74), seguida da região Norte (63) , do Tejo (45), do Alentejo (22) e do Centro (18). A região autónoma dos Açores foi contemplada com 33 bandeiras azuis e a da Madeira com 14.

As Bandeiras Azuis são atribuídas anualmente a praias e portos de recreio que cumpram um conjunto de critérios de natureza ambiental, de segurança e conforto dos utentes, informação e sensibilização ambiental.

A época balnear em Portugal arranca oficialmente a 1 de Junho e termina a 30 de Setembro.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

SITUAÇÃO DEGRADANTE NO CAIS DE S. MARTINHO

Existe uma situação degradante na ponta do Cais - parte encontra - se afecta à area do nosso Clube Náutico.
Solicita-se uma intervençao rápida junto do nosso Clube e da CMA e JFSMP.

Com os meus cumprimentos

Sousa Jorge