quinta-feira, 6 de maio de 2010

O FUTURO: rumo ao desenvolvimento e ao progresso sustentado

Mau grado a fundação de São Martinho do Porto tenha decorrido, pelas circunstâncias do momento, da responsabilidade do Mosteiro de Alcobaça, é por demais evidente que essa “ligação” nunca constituiu uma verdadeira união. Ainda que nada nos mova contra os alcobacenses, a realidade prova-nos que São Martinho do Porto se construiu e se desenvolveu em íntima ligação com o mar, formando uma unidade geográfica com Salir do Porto, Alfeizerão e Serra do Bouro. Toda esta região, outrora Concelho, está profundamente ligada, por todas as razões, designadamente as de ordem social, educacional, cultural e económica, à cidade de Caldas da Rainha, a qual influencia decisivamente a vida destas populações.

Esta unidade geográfica, que tem Caldas da Rainha como pólo de desenvolvimento, funciona naturalmente nos diferentes parâmetros em que assenta a vida em sociedade. Gerações de sãomartinhenses têm nascido, estudado e vivido naquela cidade. Dada a proximidade e com estreitas ligações de vias rodoviárias, ferroviária e transportes públicos, a população de São Martinho é em Caldas que procura/encontra respostas para as suas necessidades, sejam elas profissionais, de habitação, de saúde, de serviços, económicas, culturais ou de lazer.

O desenvolvimento e o progresso das localidades não acontecem ao sabor de divisões administrativas impostas, sem atender às suas realidades. Por isso, em nossa opinião, o futuro de São Martinho do Porto passa por integrar administrativamente o Concelho de Caldas da Rainha.

O Movimento São Martinho para Caldas


3 comentários:

  1. Amigos quando aparecem com um abaixo-assinado para mostrar a nossa força?

    Contem comigo que no momento proprio eu vou aparecer para colaborar.
    Ernesto

    ResponderEliminar
  2. Amigos
    Caldas sempre foi a minha segunda terra, como poderia deixar de ser se apanhava a automotora às 06,20 durante anos para ir para a escola, como poderia deixar de ser se o hospital quando precisava de ajuda era nas Caldas, como poderia deixar de ser se quando precisava de comprar alguma coisa era nas Caldas, como poderia deixar de ser se todos os meus amigos estavam nas Caldas.
    E querem saber a melhor! Só comecei a conhecer Alcobaça quando faltava a água e me diziam, temos de ligar para Alcobaça, quando cheirava mal e me diziam os gajos de Alcobaça não fazem nada, só servem para nos levar o dinheiro.
    E foi assim que fui crescendo e aprendi com os meus pais a desvalorizar aquela terra e valorizar Caldas.
    Senhores autarcas entendam as nossas razões.

    ResponderEliminar
  3. Continua a faltar a água, mas agora a culpa não é das piscinas, é das condutas. E sem aviso ao pessoal, sem respeito pela população e mais do que uma vez por dia. Até quando vamos aturar isto?

    ResponderEliminar