quarta-feira, 24 de março de 2010

O PASSADO: progredir, viver e respeitar a natureza



SÃO MARTINHO PARA CALDAS
Um Movimento de Cidadãos, sem quaisquer intuitos de cariz político-partidário com um e único objectivo, a defesa da Freguesia de São Martinho do Porto, que por impossibilidade evidente de se tornar sede de Município, pugna pelo regresso ao Concelho de Caldas da Rainha.

• O PASSADO: progredir, viver e respeitar a natureza.

São Martinho do Porto foi fundado no reinado de D. Afonso III, contando já com mais de 750 anos de história. Foi sede de concelho mais de 300 anos, tendo pertencido, no século XIX, aos concelhos de Alcobaça, Caldas e, novamente, Alcobaça. São Martinho do Porto foi estaleiro de construção naval, que se desenvolveu sobretudo a partir do século XV na construção de embarcações para os descobrimentos portugueses e outras até inícios do século XX, com o lançamento em 1919 do primeiro navio de carga a vapor feito em Portugal, o Apolo, acto presenciado pelo Presidente da República de então. Havia sido também um estratégico e movimentado porto comercial, estando ligado à industrialização do país, em geral, e da região, em particular. Exemplo disso foi a construção do Caminho-de-Ferro Americano, concluída em 1864, para facilitar a ligação do pinhal de Leiria ao porto de São Martinho. Na história mais recente, foi ainda um importante porto de pesca e de recreio. Foi uma das praias mais reputadas do país (também conhecida como “Praia das Crianças”), dadas as suas características únicas, acolhendo a própria Família Real. Então, o rei D. Carlos costumava dizer que esta terra era, pela sua beleza natural, uma das “jóias da Coroa”.

São Martinho do Porto teve também um papel muito importante na educação a nível regional com o Colégio José Bento da Silva, obra daquele benemérito local, onde se formaram importantes quadros do país. A Comissão de Iniciativa, constituída por relevantes figuras ligadas a esta terra, contribuiu decisivamente para o progresso e desenvolvimento locais, colocando São Martinho muito à frente, para aquela época, no que respeita a infra-estruturas. Além de edifícios / locais destinados à educação, à cultura e ao lazer, foram construídos então caminhos públicos, arruamentos, fontenários, saneamento, água canalizada, electricidade, muros de sustentação de barreiras, entre outros. Também nessa época houve a sensibilidade e o cuidado em preservar o seu património natural e construído, a principal mais-valia de São Martinho do Porto. Este importante legado foi apenas uma parte da herança que inteligentemente nos deixaram.
Foi há cem anos…e hoje?

BREVEMENTE A NOSSA POSIÇÃO SOBRE O PRESENTE

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