Um vidro do Elevador do Outeiro, em São Martinho do Porto, estalou e acabou por partir, há cerca de três semanas. Desde então, o equipamento está parado. O vereador das Obras Públicas acredita que em Abril o problema estará resolvido.
A situação causou alguma apreensão junto dos habitantes da freguesia, que se habituaram a utilizar o ascensor para deslocações da zona baixa à alta de São Martinho do Porto. Maria Teresa Silva é uma das utentes daquele meio de transporte, que utiliza para deslocações seja à Junta de Freguesia, à igreja ou à extensão de saúde.
A utente elogia o equipamento, que, além de ser um atractivo turístico, melhorou a vida a dezenas de pessoas na freguesia.
Apesar de se servir do elevador apenas “às vezes”, Maria da Nazaré garante que a sua filha é utilizadora frequente do equipamento, que facilitou muito as suas deslocações à Junta, onde trabalha.
O elevador foi encerrado por uma questão de segurança e após uma peritagem externa à Câmara de Alcobaça, explicou ao REGIÃO DE CISTER o vereador Hermínio Rodrigues.
O vidro que se partiu já foi encomendado pelo empreiteiro e deverá ser reposto dentro de alguns dias, pelo que no decorrer do mês de Abril o elevador deverá retomar o seu normal funcionamento.
O elevador de São Martinho do Porto foi inaugurado em Outubro de 2008. O projecto é do gabinete de arquitectura de Gonçalo Byrne e integra o pacote da Requalificação Urbana de São Martinho do Porto e custou cerca de 860 mil euros ao orçamento municipal, havendo uma comparticipação de Fundos Comunitários.
texto/foto ana ferraz pereira