segunda-feira, 9 de novembro de 2009

VIRADO PARA O FUTURO


O Cruzeiro

Nas elevações entre a Baía e o Atlântico, a cerca de 100mts de altitude, nas traseiras da Capela a Santo António, situado nas coordenadas : N 39º 30.877’ e W 09º 08.323’, encontra – se implantado o Cruzeiro.

Na placa cimeira, em data romana, está inscrito de que se trata de uma homenagem ao III centenário da Restauração de 1640.

Este local, pela situação geográfica e cota, embora pouco assinalado na Vila, é um privilegiado Miradouro. De lá, com a praia de S.to António aos pés, enxergamos, com tempo limpo, o arquipélago das Berlengas. Virados para o quadrante Sul, temos Vale Paraíso, Alfeizerão e as vistas alongam – se até à Serra dos Candeeiros. Para a direita, Tornada, Vale de Maceira, Caldas ao longe e, perto e do outro lado da Baía, a Freguesia de Salir do Porto. Aqui, em Salir, a altitude semelhante, bem localizado, existe outro Miradouro. Está erigido em formato simples e agrada ao visitante o aspecto cuidado e limpo. Tem sido assim de Verão e de Inverno !

Ora, na nossa Terra, no Miradouro ‘O Cruzeiro’, o monumento referencia um evento que tem tudo da raiz do nosso Povo – a Independência de jugos externos. A Liberdade! Esta data histórica, 1 de Dezembro de 1640, foi o dia em que o Povo assim escolheu e decidiu. Assim lutou e impôs !

Noutra escala, a regional, também em São Martinho do Porto se luta de igual modo. Lutamos, em liberdade e educação, para atingir melhoria de vida, decência nas decisões conducentes ao progresso sustentado, vida própria durante todo o ano para a Freguesia e respeito por cada um.

Lutamos, quase em desespero, na procura de melhor sorte, outro destino, rumo ao Concelho das Caldas.

Pela essência do monumento e por aquilo que para nós também representa, desejamos que se dê honra e carinho ao local. Está abandonado, desqualificado, sempre sujo e entregue ao ostracismo.

De Campanha em Campanha as promessas fervilharam. Mas, durante os mandatos, o tempo vai passando, ano após ano e… fica tudo na mesma. Ou, melhor, entregue aos desmandos da erosão !

Pelo exposto, coisas simples e à mão dos olhos de todos, se constata que os dois Concelhos são diferentes. Num dorme – se e no outro… progride – se! É só ver !!!

É por esta e.. por outras que continuamos a lutar para regressarmos ao Concelho das Caldas da Rainha.

O Movimento
05Nov09

1 comentário:

  1. Admitindo que S.Martinho passará para as Caldas quais vão ser os benefícios? Qual a diferença entre as Câmaras? Água,gás e electricidade em melhores condições e mais em conta? Com brevidade um Centro de Saúde como deve ser e espaçoso e arejado? Mais agências bancárias? Escolas com melhores condições? Lares de 3ª. idade e ATL para as crianças após saída das aulas? Menos pobreza? Decisões sem olhar a interesses de A ou B, mas com bom senso? Haverá menos inveja entre as pessoas? Como faça á formação e raízes?

    ResponderEliminar