sexta-feira, 25 de setembro de 2009

A HISTÓRIA DO COMBÓIO AMERICANO

 
COMBOIO   AMERICANO


O Caminho de Ferro Americano é instalado na Marinha Grande por volta do ano de 1856. Foi construído inicialmente com carris de madeira, conforme o projecto traçado pelo Engenheiro Joaquim Simões Margiochi.

Este fazia a ligação entre a Marinha Grande (desde a estação de Pedreanes passando em frente da Real Fábrica de Vidros) e  São Martinho do Porto. Para lá transportava os produtos do pinhal, de retorno trazia areia, calcário, pedra e cal, servindo assim as duas manufacturas locais,
a resinagem e a fábrica dos vidros.

O comboio era constituído por nove vagões de carga e um de passageiros e era puxado nas subidas por dois bois e nas descidas o seu próprio peso fazia com que se deslocasse velozmente.

Por volta de 1861,época áurea de crescimento industrial, o primitivo caminho de tábuas seria renovado, com a sua substituição por carris de ferro que permitiam um melhor deslize.
Ainda hoje existem as duas antigas estações de Pedreanes e São Martinho do Porto, cuja arquitectura é igual pois foram ambas construídas no mesmo ano.




Apesar do caminho de ferro ter fomentado o progresso e modernizado a Marinha Grande e o país, a antiga estação encontra-se ao abandono, e vai servindo de armazém/garagem para as pessoas que ali vivem. É uma pena que nada se faça para preservar o local e a sua memória.
Informação retirada daqui


4 comentários:

  1. Tudo quanto poderia ser Historico ou tiuristico se vai ao belo sabor das ondas ( impeteiros e C.M.A.etc.) sem que se desenvolva o Turismo em S.M.P. se calhar por resoluções pindericas por quem tem governado São Martinho do POrto (C. M. A.)
    Arq. Julio Dinis

    ResponderEliminar
  2. COMEÇA BEM A CAMPANHA EM S. MARTINHO DO PORTO...
    COM MUITA DIGNIDADE E CORDIALIDADE...
    A SRA ANA BRANCO, COLOCA 2 CARTAZES NA AV. MARGINAL, E OS 2 A TAPAR CARTAZES DA LISTA "FORÇA VIVA"....
    DEMONSTRA BEM O SENTIDO DE RESPONSABILIDADE QUE TEM E O TIPO DE CANDIDATA QUE TEMOS....
    QUE PENA, PARA O BLOCO DE ESQUERDA E PARA S. MARTINHO.

    M. PEDRO

    ResponderEliminar
  3. Muito gostava de saber o que vão fazer naquele espaço? Acredito que sejam mais apartamentos sem nexo sem estacionamento! Estamos entregues a interesses que não são os de S.M.P. tenham piedade de nós
    Paulo

    ResponderEliminar
  4. Paulo
    Boa tarde
    Não sei quem és mas parece-me que também te estás a preocupar com São Martinho.
    Como o proprietario é o mesmo deve de ir dali sair algum edificio para agro ou turismo.
    Piedade é que eles não teem nenhuma.
    São uns usurários quanto mais teem mais querem.
    Passam por cima de tudo e todos para atingirem (ás vezes nem sabem o quê) os seus objectivos.

    ResponderEliminar