quinta-feira, 10 de setembro de 2009

CENTRO DE SAÚDE DE SÃO MARTINHO É MAIS UM CENTRO PROVISÓRIO!!!

MAIS UMA INAUGURAÇÃO PROVISÓRIA!

Já não temos conta quantas foram as inaugurações provisórias!

Os responsáveis da Câmara de Alcobaça, certamente não esperavam a reacção da população de São Martinho, contra o fecho do seu centro de saúde, que não podia também deixar de ser provisórias.

O nosso movimento tem conhecimento que o encerramento do centro de saúde, foi provocado pelo actual executivo da Junta de Freguesia.

A este assunto concretamente refere-se o oficio Nº103/09 de 03/03/2009, cuja cópia se encontra em nosso poder.

Fazendo uma leitura atenta ao documento, leva-nos a concluir que o presidente da Junta de Freguesia, já teria chamado a atenção dos responsáveis, nomeadamente presidente da Câmara de Alcobaça, do estado degradado e sem condições, que aquele centro tinha.

A nossa pergunta é simples!

Como já era sabido que aquele espaço não cumpria os requisitos necessários para o funcionamento regular, porque é que a Câmara não actuou mais cedo?

Porque deixou aquele centro de saúde estar aberto com falta de condições?

A Câmara Municipal, como órgão autárquico superior, deveria ter diligenciado esforços para a construção/adaptação de um outro edifício desde que o anterior (na Rua José Bento da Silva) deixou de funcionar (se não mesmo antes disso).

Os serviços de saúde, são dos mais elementares e prioritários serviços que qualquer país deverá prestar às suas populações. Os autarcas que gerem os nossos impostos, têm o dever de saber gastar o nosso dinheiro. Mudar constantemente as instalações provisórias, denota, a falta de visão que os dirigentes concelhios têm para responder aos principais problemas, e necessidades das populações.

Um investimento num centro de saúde novo, com condições teria prioridade sobre qualquer obra megalómana de estética. Obras que infelizmente que se tem visto, por São Martinho, e que reafirmamos que são de fachada.

Senhor presidente da Câmara o que São Martinho precisa são infra-estruturas, não de caprichos vaidosos. O bem-estar dos saomartinhenses, amigos e fregueses, deveriam estar primeiro.

Por ultimo Sr. presidente, distribuir convites para inaugurar um centro de saúde, no dia seguinte da sua inauguração, não é brincar com esta população? Por tudo isto entendemos nesta conformidade estamos perante um golpe no período eleitoral, cujo golpe pela sua intenção repudiamos.


É POR ESTA E POR OUTRAS QUE SÃO MARTINHO QUER MUDAR PARA CALDAS, para poder ter um centro de saúde condigno!!!

3 comentários:

  1. Caro Sr. Tonico,
    há já algum tempo andava para passar aqui com o intuito de congratulá-lo por mais uma participação cívica que muito nos honra. Parabéns pelo movimento e pelo esforço, porque acredito e defendo que a participação de todos os cidadãos nacionais é indispensável ao funcionamento democrático do Portugal moderno e à sua expansão livre e sagaz rumo ao desenvolvimento geral e equilibrado a par da vontade e das necessidades dos Portugueses. Neste sentido, todos os movimentos e livres iniciativas são positivos e de felicitar, quando acrescentam algo e são sérios e sentidos/pensados (neste caso acrescenta uma proposta que, concordando ou não, faz sentido e tem legitimidade para ser pensada, apesar de dificilmente se concretizar). Para que mais não seja, abalam o executivo fraco na execução e pobre de ideias, mesquinho no geral, da Câmara Municipal de Alcobaça, fazem com que estejam (ou deviam, pois é sua obrigação) atentos e demonstram que a sempre leal e viva Vila de São Martinho não dorme nem é limitada; antes pelo contrário, como sempre, é persistente e desafiadora.
    Fico igualmente feliz por ver o carácter social deste movimento e, talvez até, cultural, no sentido em que se preocupa e aviva a bandeira do relevante património construído em evidente risco de degradação e perda. Não afastando a vertente política (não a político-partidária ou eleitoralista mas a grande Política, cívica, participativa e cidadã) como é natural apesar de raro. Aliás como se tornou evidente com o esclarecedor manifesto.
    Por tudo isto, permita-me ainda relembrar o passado exemplar e glorioso da ilustre Vila de São Martinho e interligá-lo com este movimento e com a sua singular pessoa, pois Vossa Excelência é do mais digno e raro vestígio do que resta daquelas épocas em que São Martinho era das estâncias mais distintas e exigentes a nível nacional, equiparando-se talvez a um Estoril com mais história. Que a sua persistência, dedicação e honestidade à causa pública não se percam e sejam aplicadas neste e em posteriores participações que desejamos que se passem. O seu bom-trato é inesquecível e por onde passar pode contar com o apoio dos são martinhenses de sempre.
    E, se me permite, lanço-lhe o desafio e desejo antigo e constante de ve-lo presente numa qualquer alternativa para orientar os destinos da sua terra, num executivo para a Assembleia de Freguesia com a categoria pessoal e técnica da velha Comissão de Iniciativa. Ao nível das muitas e essenciais preocupações que este grupo conseguiu exprimir através de ideias claras e esclarecidas, só se equipara a sua execução moderna e eficaz de políticas públicas e domínio prático das necessidades da vila, como a electricidade.
    São portanto de ordem as seguintes palavras: Tranquilidade e Força.

    Com profunda admiração e amizade por Vossa Excelência,

    Bem-haja.

    ResponderEliminar
  2. Por aqui se vê a intenção do movimento.
    Mas a Câmara é que tinha de fazer obras no Centro de Saúde?

    Desde quando os centros de saúde são da responsabilidade das Câmaras?

    Os senhores sabem que quem fez e pagou o Centro de Saúde de Alfeizerão foi a Câmara, mas cm a promessa que depois o Estado devolvia o dinheiro?
    E que até hoje, o Estado ainda não devolveu o dinheiro?

    E os senhores do movimento por onde têm andado?

    Porque não se candidatam com esse programa para mudar São Martinho para Caldas da Rainha?

    Já fizeram as contas do investimento por habitante feito neste mandado pela Câmara?

    Deixem-se de demagogias...e ponham o dedo nas feridas certas.

    MV

    ResponderEliminar
  3. Estimado Senhor
    M.V.
    Agradecemos o seu comentário onde respeitamos a sua opinião! Mas esperamos que também saiba respeitar a opinião do nosso movimento, que é a opinião de uma grande maioria dos São Martinheiros, e não de pindéricos como o presidente da Câmara, teve a ousadia de intitular os habitantes amigos e fregueses desta terra.
    Respondendo às suas questões, podemos pensar que o senhor também tem responsabilidades, pela falta de eficiência do executivo da Câmara Municipal! Pelo nosso lado sabemos muito bem, que é a A.R.S. a entidade responsável por estas obras! Mas provavelmente o senhor está a esquecer-se, de que cabe ao presidente da Câmara ser eficiente, lutador e preocupado pelos seus Munícipes, e junto dos organismos competentes, fazer força e lutar para que o que é uma necessidade seja uma realidade, e não se limitar à distribuição de convites para uma inauguração que se tinha feito no dia anterior!
    À sua pergunta”e os senhores do movimento por onde têm andado?” Olhe senhor M.V. temos andado adormecidos mas atentos, à espera que a Câmara seja responsável e que olhe para São Martinho e seus habitantes com respeito, mas infelizmente isso não se verificou, por isso nós aqui estamos, queremos seguir o exemplo da freguesia da Moita, ou temos de ter um tratamento diferente!
    Sr M.V. o Sr deve andar distraído, São Martinho para Caldas não é um partido é um movimento! E se começarmos a fazer conta ao dinheiro que a Câmara gastou por habitante, chegamos mais uma vez à conclusão que foi um investimento errado, porque São Martinho não beneficiou nada com as obras de fachada, não trouxe mais qualidade de vida, mais conforto ou mais emprego. O que trouxe sim! Foi mais anarquia, mais confusão e menos turismo de qualidade.
    Sr M. V. pense bem e junte-se a nós! A nossa luta é em nome dos habitantes, amigos e fregueses de São Martinho, e pretende regressar ao concelho das Caldas da Rainha.
    Cumprimentos
    O Movimento

    ResponderEliminar